Espécies foram localizadas dentro de um veículo Ecosport, com placas de Caxias do Sul, na BR-470, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), juntamente com a Associação Riograndense de Proteção Animal (Arpa) apreenderam cerca de 350 quilos de peixes, que teria sido pescados no Rio Uruguai, confirmando a prática de pesca ilegal. As espécies foram localizadas dentro de um veículo Ecosport, com placas de Caxias do Sul, na BR-470, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves.

De acordo com as informações, espécies como dourado, surubim, que estão ameaçadas de extinção, além de piavas, cascudos e outros tipos de peixes, foram apreendidas na ação que contou também com apoio da Polícia Civil.

Por se tratar de pesca ilegal, os envolvidos, que não tiveram sua identificação divulgada, poderão ser multados em R$ 5 mil por cada espécie que estiver em extinção.

O motorista e o passageiro, de 41 e 48 anos respectivamente, naturais de São Nicolau, disseram que os peixes foram pescados no Rio Uruguai, na divisa com a Argentina, mas não apresentaram qualquer documentação que comprovasse a origem dos pescados, e ambos já respondiam por crime de poluição ambiental. Além disso, os policiais também encontraram no veículo uma motosserra sem a devida documentação.

Os homens foram detidos pelo crime de transportar pescado proveniente de pesca proibida, já que entre os peixes estavam espécies de tamanho inferior ao permitido pelas normas do Ministério da Agricultura e Pecuária.

A ocorrência foi encaminhada à 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves. Os peixes foram encaminhados para uma instituição que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade para utilização em seu cardápio.

Fotos: ARPA / Divulgação