Está marcado para a quinta-feira, 29, o simulado de emergência na Usina Hidrelétrica 14 de julho, pertencente a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Em decorrência da ação, as sirenes instaladas nas redondezas da estrutura serão acionadas às 10h15min, com término previsto para às 10h45min. Em decorrência do trabalho, moradores estão sendo informados sobre a emissão dos alertas.

De acordo com a Ceran, durante esta atividades, além das Defesas Civis Estadual e municipais (Bento Gonçalves e Cotiporã), outros órgãos de Segurança vão participar do simulado, entre eles o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual.

Ainda, segundo a companhia, esse é um exercício que simula uma emergência com a barragem e avisa à população que está na Zona de Autossalvamento (ZAS) para se dirigir aos Pontos de Encontro, que são locais seguros e sinalizados por placas.

A ação tem caráter preventivo e ocorre em virtude da Política Nacional de Segurança de Barragens, com o objetivo de preparar a população que mora abaixo da barragem para possíveis emergências. Todas as barragens do Brasil, com moradores próximos ao barramento, devem executar esse simulado.  

O ponto de encontro inicial com as Defesas Civis e Órgãos de Segurança para explicação geral e distribuição das equipes será a Subprefeitura de Faria Lemos à partir das 9h.

Foto: Ceran / Reprodução