Quem enfrenta os desafios de buscar uma colocação profissional sabe o quanto exigente está o mercado de trabalho – o nível básico de qualificação procurado pelos contratantes está cada vez mais alto, independentemente da função. Essa realidade requer dos candidatos muito mais investimento em preparação para corresponder ao perfil desejado para preencher as vagas disponíveis.

Atento a esse cenário, o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves oferece um novo projeto para facilitar o acesso às oportunidades de formação e qualificação: o curso de Informática Básica. O treinamento é destinado para iniciantes e traz instruções para quem precisa aprender a trabalhar com o sistema operacional Windows e programas executivos como Word Excel e orientar a utilização da internet e redes sociais. O diferencial do curso é que cada aluno tem acesso a um terminal de computador próprio durante todas as 50 horas de aulas programadas, o que torna o ensino prático dos conceitos muito mais eficiente. Outro ponto importante é a participação gratuita para trabalhadores associados ao STIMMME e também para seus dependentes.

“Sabemos que a competitividade no mercado está cada vez mais acirrada, e apresentar um currículo profissional repleto de qualificações é um diferencial importante na hora de concorrer a uma vaga ou projetar oportunidades de crescimento na carreira. Por isso inovamos ao oferecer o curso de informática básica, incentivando as pessoas a investirem em sua capacitação. Dessa forma o centro profissionalizante também cumpre sua função social, permitindo que mais pessoas usufruam, sem custo, do trabalho que o Sindicato vem realizando em prol da educação”, diz o presidente do STIMMME-BG, Elvio de Lima, entidade mantenedora do CEPROMEC.

As aulas do curso de Informática Básica iniciam no dia 22 de fevereiro, com vagas para doze alunos. O Cepromec oferecerá uma turma por mês nessa modalidade, com meta de atender cerca de 80 pessoas no decorrer do ano. Os interessados em participar do treinamento podem obter as informações na sede do Cepromec (Rua Ângelo Marcon, 320, bairro São Roque), ou pelo telefone (54) 3452.0610.

Sobre o Cepromec

O Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves (Cepromec-BG) é um projeto encampado pelo STIMMME que ganhou contornos reais no início de 2010. A iniciativa surgiu da dificuldade em encontrar trabalhadores preparados para atender às necessidades do cada vez mais exigente mercado nos segmentos metalmecânico e de material elétrico. Com a criação do Centro, o setor consolida importante avanço rumo à formação de um contingente de mão de obra especializada. Sua estrutura conta com pavilhão de 350 m², com laboratórios de informática, Eletricidade, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração.