Foi inaugurado nesta quinta-feira, 26, o Centro de Atendimento em Saúde (CAS) -TEAcolhe – voltado para o acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo de Bento Gonçalves. Por meio de um convenio com o governo do Estado, o programa visa organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. 

Agora, com a inauguração, o espaço que está localizado na Rua Xingú, antiga sede da EMEFE Caminhos do Aprender, aguarda a visita da comunidade. Já na fachada, é possível ver um mundo de cores, aplicadas pela sensibilidade dos artistas Bernardo Silva Duarte e Jamile Santos, que com o grafite transformaram a fachada em um enorme quebra-cabeça. A arte foi construída em conjunto com as mães do grupo Voz Azul. 

Conforme a prefeitura de Bento Gonçalves, o Centro contará com uma equipe técnica mínima composta por seis profissionais, um deles obrigatoriamente médico psiquiatra, psiquiatra infantil ou neurologista/neuropediatra, ou médico clínico/pediatra com formação em autismo.   “Espero que todos estejam felizes como eu estou neste momento. A nossa equipe esteve muito engajada nesse processo todo e estamos oportunizando a entrega dessa estrutura fantástica de atendimento especializado. Estamos entregando esse acolhimento também paras as mães que estão nessa luta diária com os filhos. A gente sabe que é um trabalho árduo e nós estamos aqui dando esse suporte. Agradeço o engajamento de todos”, destaca o Secretário de Saúde Gilberto de Souza Junior. 

O CAS atenderá, além de Bento Gonçalves, os municípios de Pinto Bandeira, Veranópolis, Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Nova Prata, Fagundes Varela, Vila Flores, São Jorge, Paraí, Guabiju, Nova Araçá, Protásio Alves, Boa Vista do Sul, Cotiporã, Vista Alegre do Prata, Nova Bassano, União da Serra, Coronel Pilar e Guaporé.

O acesso ao atendimento será por meio das Unidades Básicas de Saúde da Atenção Primária (APS) e dos CAPS do município, que farão o encaminhamento via GERCON.

Neste primeiro momento será realizado o serviço de fonoaudióloga, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e nas próximas semanas o atendimento estará completo. 

Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação