Milhares de fiéis saíram às ruas para celebrar Corpus Christi, quinta-feira, 31, na cidade de Bento Gonçalves. O ponto alto da data religiosa, a missa solene, presidida pelo pároco Ricardo Fontana e concelebrada pelos padres da paróquia Santo Antônio lotou a área central da cidade. Nas paróquias Cristo Rei e São Roque também houveram programações.

Padre Ricardo destacou a importância da Festa de Corpus Christi para o cristão católico, lembrando que a Igreja nasce e vive da Eucaristia. “Por isso, o seu compromisso com a caridade, dando testemunho público, convidando todos a seguir Cristo e a viver na solidariedade, na fraternidade e na justiça”. Fontana lembrou ainda dos caminhoneiros e motoristas, que segundo ele, “lutaram durante dias por um país melhor” e pediu orações para que o Brasil melhore. “Nós somos pequenos grãos de trigo que juntos, viramos massa e poderemos fazer esse país melhorar. Mas, somente quando nos unirmos e esquecermos as nossas diferenças é que poderemos ter um novo país”, afirmou.

A Solenidade de Corpus Christi, conforme Fontana, nasceu para que  os cristãos que têm a Eucaristia e a Palavra de Deus como centro de suas vidas, deem testemunho público  dessa fé. “A festa que hoje realizamos  nasceu para que as pessoas vivam a sua fé nas suas casas, nos seus corações, nas igrejas,  mas também nas ruas, para dar testemunho”, ressalta.

O pároco lembrou, ainda, que Bento Gonçalves é uma cidade marcadamente eucarística. “Temos aqui, o Santuário de Santo Antônio, forte reduto de fé e oração, a presença do Deus vivo”, pontua.

Após a Missa, deu início à procissão, conduzindo o ostensório com Jesus Eucarístico, sendo seguido pelos sacerdotes e fiéis. Uma verdadeira multidão se juntou ao cortejo ao longo do trajeto pelas ruas centrais da cidade, retornando ao local de início da celebração. Com cantos entoados pelo Coral da Paróquia Santo Antônio e orações os fiéis louvavam o Senhor e pediam bênçãos para suas vidas e para a cidade.

A multidão ocupou a pista da rua Marechal Deodoro, que foi cuidadosamente preparada por cerca de 600 voluntários. Eles confeccionaram 42 painéis, que juntos, formaram um grande tapete, numa extensão de aproximadamente 90 metros. Foram cerca de 70 sacos de serragem utilizados para a confecção dos tapetes com símbolos relacionados à Eucaristia, Campanha da Fraternidade 2018, Ano do Laicato e também Santo Antônio, cuja festa ocorre no dia 13 de junho, fazendo de sua arte uma forma muito especial de louvar a Deus.

Acompanhe a transmissão da Procissão:

Acompanhe a procissão de Corpus Christi nas ruas de Bento Gonçalves:

Publicado por Jornal Semanário em Quinta-feira, 31 de maio de 2018

Celebração na Paróquia São Roque

Também na tarde desta quinta-feira, a paróquia São Roque recebeu um expressivo público para a tradicional celebração. A Igreja ficou lotada e alguns fiéis acompanharam do lado de fora. Além da missa, houve a procissão de Corpus Christi pela avenida São Roque e os tradicionais tapetes de serragem.

Paróquia Cristo Rei realizou celebração durante a manhã

Seguindo a tradição, centenas de fiéis participaram da programação de Corpus Christi da Paróquia Cristo Rei, na manhã desta quinta-feira, dia 31, em Bento Gonçalves. A igreja ficou lotada durante a celebração que arrecadou donativos para a confecção de um tapete solidário.

Também na paróquia, os fieis participaram da procissão pelas ruas ao redor da igreja e na sequência houve a bênção do Santíssimo Sacramento e distribuição de pãezinhos bentos.