Essa constatação choca qualquer cidadão: o brasileiro trabalha 153 dias no ano, ou aproximadamente cinco meses, somente para pagar os impostos sobre os produtos e serviços que adquire. Agravando esse indicador, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto – mas o último que melhor retorna o dinheiro para a população.

Inconformadas com esse cenário, as Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) de todo Brasil que compõe o sistema CNDL organizam, anualmente o ‘Dia Livre de Impostos’, abrangendo o território nacional. A iniciativa nasceu com o intuito de manifestar a insatisfação do brasileiro com a alta carga tributária que limita o poder de consumo da população e freia o crescimento econômico do país.

Em 2019, a ação ocorre hoje, 30 de maio – data exata na contagem de número de dias de trabalho dedicados à arrecadação de impostos. “Aproveitamos esse marco para conscientizar as pessoas sobre os tributos que pagamos diariamente. Não percebemos na prática, mas a carga é expressiva, tanto que 74% dos brasileiros não sabem a real quantidade de impostos cobrados”, destaca o presidente da CDL Jovem de Bento Gonçalves, Leonardo Carboni.

No município, a entidade prepara uma ação de conscientização diferenciada. A equipe irá publicar nas redes sociais um vídeo explicativo que pretende alertar tanto lojistas quanto consumidores a respeito da alta taxa cobrada pelo governo – e não revertida à sociedade da forma adequada. O material também será encaminhado de maneira direcionada aos associados da entidade, para que todos se engajem em prol da iniciativa.

Em todo o país, as lojas participantes comercializam seus produtos com descontos no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação – evidenciando o real custo do produto. São mais de 2.600 estabelecimentos, em 158 municípios de 20 Estados brasileiros, que vão aderir à campanha neste 30 de maio. A ação é uma promoção do Sistema CNDL nacional.

Fonte: Exata Comunicação