A alta carga tributária paga pelas empresas – e também pelas pessoas físicas – permanece em pauta no setor de comércio e serviços nacional, gerando não só prejuízos, mas também insatisfação pela nulidade de retorno percebido pela sociedade. Diante deste cenário, a CDL Jovem Bento reforça seu engajamento nas mobilizações nacionais que visam a alertar empresários e consumidores sobre a elevada carga tributária embutida nos preços e, principalmente, seu papel enquanto cidadãos frente a essa realidade. Durante o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), 2 de junho a entidade realiza uma blitz educativa para levar às ruas de Bento Gonçalves a reflexão sobre o tema.

Na ação, a CDL Jovem fará sensibilizações nos sinais de trânsito da área central do município orientando motoristas e pedestres. A programação também inclui intervenções no comércio a partir de conversas com lojistas e difusão de informação pelas redes sociais. “A campanha quer mostrar ao consumidor que grande parte do nosso salário acaba sendo destinada aos impostos, que deveriam ser revertidos em benefícios para a população. Porém esse retorno é extremamente deficitário e, quando se precisa achar uma solução para a má gestão do dinheiro público, acaba sendo sempre a mesma: aumento de impostos. Tudo isso para alertar quanto à responsabilidade do cidadão, que pode ajudar a mudar esse cenário através do voto consciente, por exemplo, elegendo representantes comprometidos com a melhor gestão da verba pública. Dessa forma, a sociedade poderia ver o valor que desembolsa com as taxas revertido em benefícios comuns, o que não ocorre atualmente”, explica o presidente da CDL Jovem Bento, Leonardo Carboni.

O Dia da Liberdade de Impostos é realizado por diversas entidades em todo o país, entre elas a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), por meio da CDL Jovem.