A adoção de simples regras pode ajudar no combate à inadimplência – e também a diminuir o prejuízo no comércio de Bento Gonçalves, hoje, na casa dos R$ 11 milhões. É isso que pretende ensinar o curso Gestão de Crédito e Cobrança, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nos dias 13 e 14 de março.

Nos encontros, a consultora Maria Cristina de Lima Frosi abordará assuntos como os fatores geradores de inadimplência, análise e liberação de crédito, estratégias de cobrança e higienização de carteira, entre outros tópicos. A proposta é mostrar aos participantes como o crédito é um departamento vital para o andamento salutar da empresa. “Por isso, o assunto não pode ser tratado de forma empírica, precisa ser encarado com profissionalismo”, adverte.

Para a boa gestão do crédito, a especialista orienta as empresas a diagnosticarem o perfil do comprador, realizando um “scoring” deles – espécie de avaliação por nota para concessão de empréstimo, de acordo com variáveis como profissão e idade. Outra dica é enrijecer a liberação do crédito, ainda mais em épocas de crise, quando muitas lojas acabam buscando o faturamento de forma mais imponderada. “A inadimplência nasce da má gestão, já que a concessão de crédito é uma deliberação exclusiva do lojista. É uma consequência, não uma causa”, comenta. Para evitá-la, a consultora sugere a profissionalização do setor de crédito, a cobrança imediata do devedor – sem a espera de 30 dias – e a negativação – anúncio do inadimplente ao mercado.

O curso Gestão de Crédito e Cobrança será ministrado na sala de treinamento da CDL-BG, no Ed. Zanoni (Mal. Deodoro, 139 – 5° andar), das 19h30min às 22h30min. O investimento é de R$ 130 para associados e de R$ 190 para não associados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455.0566 ou pelo e-mail [email protected].

Foco no atendimento

Outro gargalo do comércio – o atendimento ao cliente – também ganha espaço na agenda de capacitações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) durante o mês de março.

Nos dias 20, 21 e 23, a entidade oferece o curso Atendimento ao Cliente. Nos encontros, a administradora Roberta Oselame, pós-graduada pela UCS em Gestão Empresarial, desenvolverá habilidades nos participantes a fim de que atuem e planejem ações para a satisfação e a fidelização de clientes. O conteúdo programático prevê a abordagem de tópicos como significado do atendimento, marketing de relacionamento, como atender, comportamento assertivo, entre outros assuntos.

As aulas, na sala de treinamento da CDL (Mal. Deodoro, 139, 5º andar – Ed. Zanoni), serão das 19h30min às 22h30min. O investimento é de R$ 130 para associados e de R$ 190 para não sócios. Associado do Sicredi tem desconto especial. Informações e inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3455-0566.