Uma noite para recordar, vivenciar e projetar o futuro do comércio de Bento Gonçalves. Assim foi o lançamento do livro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizado na noite de sexta-feira, 16 de agosto, em confraternização no Clube Aliança, local marcante e onde a história da entidade começou a tomar forma. A atividade foi prestigiada por lideranças, autoridades municipais, ex-presidentes da CDL e convidados, que ajudaram e estiveram presentes nas cinco décadas de existência da organização.

Ex-presidentes da entidade foram homenageados e receberam um exemplar do livro

Coube ao presidente da CDL-BG, Marcos Carbone, relembrar algumas passagens desta trajetória e agradecer  o trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes, cada um contribuindo significativamente para o desenvolvimento do comércio de Bento Gonçalves, bem como da entidade. “É uma honra estar presidindo a CDL neste ano muito especial, em que comemoramos os cinquenta anos da entidade. É uma responsabilidade muito grande estarmos lançando um livro que conta a história da entidade junto com o comércio. Eu e nossa diretoria estamos muito gratos e lisonjeados por ter a oportunidade de estar proporcionando este momento para a comunidade e nossos associados”, explica.

Representando os 27 presidentes que comandaram a entidade no decorrer das últimas cinco décadas, Ildoíno Pauletto (gestão 1988-1989) enalteceu a participação da CDL-BG no desenvolvimento do comércio local. “Devemos ter orgulho da representatividade que a criação da CDL trouxe para o movimento lojista, na condição de entidade de comando para o setor, que dá as diretrizes para o crescimento do comércio. Perpetuando o trabalho ano após ano, transmitindo conhecimento de geração em geração, a CDL dá segurança para o varejo e seu futuro”, pontuou. Frente a CDL-BG, Pauletto foi o instituidor da premiação Mérito Lojista, que em 2019 chegou a sua 30ª edição, e das campanhas temáticas de Natal, hoje tradicionais atrativos no comércio local.

Movimento Jovem completa duas décadas

No ano em que a CDL comemora 50 anos de história em Bento Gonçalves, o movimento lojista festeja, também, seu compromisso com a renovação e o futuro: a CDL Jovem chega a marca de duas décadas de atividades na cidade. Esse braço importante do trabalho associativista foi idealizado pelo empresário Giovani Carlet, na gestão do presidente Silvênio Ruaro (1998-2000), e consolidou-se como importante celeiro de lideranças para o setor – a exemplo do atual presidente, Leonardo Carboni. “Faço parte da CDL Jovem há dez anos, uma experiência que me transformou pessoal e profissionalmente. É uma oportunidade de aprendizagem constante, proporcionada por uma entidade que acolhe os jovens empreendedores frente aos desafios de comandar um negócio. Todos saem transformados pelo apoio que recebem”, lembrou.

Aniversário teve lançamento de livro que conta história da entidade

Quem prestigiou a comemoração dos 50 anos da CDL-BG pôde conhecer, em primeira mão, o livro que conta a história da entidade, lançado na noite festiva. A obra ’50 anos em transformação: o legado da CDL para o comércio de Bento Gonçalves’ tem autoria de Paula Valduga e condensa em 250 páginas um ano intenso de trabalho de pesquisa, além de mais de 50 entrevistas e vasta coleta de dados. “Quando começamos definir a linha editorial do livro, sugeri que a história saísse das paredes da CDL e chegasse à rua, ao comércio, por dois motivos: um deles, porque a entidade não existe sem o comércio; o outro, pois tornaríamos a obra ainda mais interessante, resgatando memórias não apenas de lojistas e seus familiares, mas também dos consumidores. Dessa forma, entregamos um livro que faz parte da vida de muito mais pessoas”, resumiu.

Presidente da CDL-BG, Marcos Carbone, e a autora do livro, Paula Valduga

A obra tem o patrocínio de CIC-BG, Safeweb, Sicredi e Cia Do Micro. São apoiadores Carllize; Contabilidade Piccin; Correta Imobiliária; Dallonder Hotéis; DWR – som, luz e imagem; Família Salton; Gráfica Bento; Jornal Semanário; Mídia Sul; Moura Comunicação; O Boticário; Prato Mil; SEC-BG; Subway; Supera; Universidade de Caxias Do Sul e Vízia Ótica. A publicação está disponível para consulta na biblioteca pública municipal e pode ser adquirida na CDL-BG ou na livraria Paparazzi, em Bento Gonçalves. Outras informações pelo fone da entidade: 54. 3455.0555.