Antes de cada início do Campeonato Gaúcho, as apostas sobre quem serão os líderes sempre dirão Inter e Grêmio – mesmo com o título do Novo Hamburgo na temporada passada. Porém, neste ano, Caxias e Brasil-PEL dominam a reta inicial do estadual e seguem como as únicas equipes com 100% de aproveitamento.

Os líderes jogam o Gauchão 2018, porém terão compromissos nacionais na sequência. O time de Pelotas vai para a sua terceira participação seguida na Série B do Brasileirão. O Caxias, por outro lado, retorna a ter o departamento de futebol ativo no segundo semestre e jogará a Série D. Ambas estarão também na Copa do Brasil.
As campanhas dos dois líderes são surpreendentes. Em três rodadas, foram três jogos e três vitórias para cada um, resultando em uma campanha perfeita.

Os melhores desempenhos coletivos

O Caxias tem até o momento o melhor ataque do Campeonato Gaúcho. Nas três presenças em campo, foram marcados 10 gols – destaque para a vitória por 5×3 contra o Grêmio. O desempenho coletivo é tão forte que diversos jogadores fizeram gols. Apenas Nicolas e Laércio tem dois gols marcados – os outros seis gols são diluídos entre o elenco.

Já o Brasil-PEL tem a defesa mais sólida do campeonato estadual. O time comandado pelo técnico Clemer sofreu o seu único gol contra o Juventude, na estreia. Além disso, o Xavante soube suprir a saída do atacante Cassiano e contratou Luiz Eduardo, que tem três gols marcados neste início de Campeonato Gaúcho.

Nesta quarta rodada de Campeonato Gaúcho os dois líderes tem a missão de vencer fora de casa. O Caxias enfrenta hoje, 27, às 20h30min, o São Paulo, em Rio Grande. O time da Zona Sul venceu sua única partida jogando em casa. Já o Brasil-PEL visitará o São Luiz, em Ijuí, na segunda-feira, 29 – em jogo deslocado do fim de semana.

Foto: Luiz Erbes, divulgação