O ano começou violento na Serra Gaúcha. Só em Caxias do Sul, três pessoas morreram assassinadas em quatro dias e, pelo menos, três tentativas de homicídio foram registradas em menos de duas horas. De acordo com a Brigada Militar, pelo menos seis ataques em diferentes pontos da cidade foram efetuados.

A primeira morte violenta na cidade foi registrada na tarde de quarta-feira, 3 de janeiro, quando Valderez Girardi, de 43 anos, acabou sendo morto a tiros no bairro Santa Fé. Ele estava na avenida que leva o mesmo nome, dentro de uma garagem de veículos quando, por volta das 14h, acabou sendo alvejado por homens que entraram no estabelecimento e efetuado os disparos em direção à vítima.

O segundo registro ocorreu na quinta-feira, 4 de janeiro, vitimando Claudio Guedes, de 45 anos, que foi baleado na noite de terça-feira, 2 de janeiro, por volta das 21h40min. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas acabou morrendo na madrugada de ontem. Os tiros atingiram a região do peito e num dos braços.

O último crime também foi registrado na quinta-feira, quando um jovem, identificado como Breno Henrique Vieira Amorim, de 18 anos, natural de Salvador, acabou sendo assassinado no bairro Planalto, por volta das 21h. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo em várias regiões do corpo e encontrado caído na rua Clóvis Beviláqua.  O jovem não resistiu e morreu durante atendimento médico no hospital. 

Em menos de duas horas, três tentativas de homicídio

Além dos assassinatos, a cidade também registou, pelo menos, seis tentativas de homicídio desde o início do ano. Só na noite de quinta-feira, em menos de duas horas, três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo, mas acabaram sendo salvas.

O primeiro caso ocorreu no início da noite, por volta das 19h, quando um homem, de 39 anos, acabou sendo alvejado por dois disparos. Ele estava indo a um mercado, quando foi surpreendido por um indivíduo, que desceu de uma moto e efetuou cerca de 10 disparos. A vítima acabou ferida, mas foi socorrida e não corre risco de morte.

A segunda ocorrência registrada ocorreu no loteamento Villa Lobos, onde um homem também acabou sendo ferido por diversos disparos.

O terceiro caso, também decorrente de disparos de arma de fogo foi registrado no bairro Cristo Redentor, onde um homem acabou sendo levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central).

Nos dois casos, não há detalhes sobre o quadro de saúde das vítimas.