Moacir Camerini (PSB) poderá retornar ao cargo de vereador. A decisão que suspendeu a cassação do mandato do político foi expedida na quinta-feira, 8 de outubro, pela juíza Romani Terezinha Dalcin, da 3ª Vara Cível de Bento Gonçalves. Camerini foi cassado no final de 2019, após denúncias apontadas em uma CPI que investigava a suposta disseminação de notícias falsas nas redes sociais.

Segundo a decisão da juíza, Camerini não teria tido respeito o princípio de ampla defesa durante o processo. Com a cassação, o então vereador estaria inelegível por oito anos. Em coletiva à imprensa, Camerini disse que tudo não passou de uma perseguição política. “Tirar um mandato de um vereador de 1,4 mil votos, dados pelo povo, onde 12 pessoas se reuniram e entenderam que era motivo afastar um vereador por memes na internet. Não era corrupção, não era desvio de verbas, propina ou rachadinha”, disse.

Ainda não há data para o retorno de Camerini à Câmara. A decisão é liminar, e o julgamento da ação deverá ser encerrado somente após as eleições.