Crescimento dos casos de diabetes do tipo dois é considerado preocupante por cientistas

Levantamentos relacionados ao diabetes acendem o alerta a profissionais da saúde. Isso porque um estudo publicado na revista científica The Lancet mostrou que até 2050, o número de pessoas com a doença no mundo passe de R$ 1,3 bilhão. O indicativo é mais que o dobro que os cerca de 500 milhões de casos registrados em 2021.

Os dados apresentados mostram ainda que apesar dos esforços e mecanismos para travar a alta dos casos no mundo, países de baixa e média renda deverão ser os mais afetados com o avanço da doença. Especialistas alertaram que nenhum país deverá ter um declínio nas taxas de diabetes padronizadas por idade nas próximas três décadas. As taxas de diabetes tipo 1 e 2 em jovens de até 25 anos também cresceram mundialmente, levando a “um aumento exponencial geracional” do diabetes, diz o estudo.

Conforme o estudo, 49,6% dos casos seriam impulsionados pelo aumento das taxas de obesidade, e os 50,4% restantes, por tendências demográficas. No entanto, mesmo esse número inflado provavelmente seria superado em duas ‘super-regiões’, com taxas de diabetes de 11,3% prováveis na América Latina e no Caribe e 16,8% no norte da África e Oriente Médio, de acordo com estimativas do The Lancet, auxiliado pela análise mais recente dos colaboradores do Global Burden of Diseases (GBD). Além disso, todos os países da Oceania, Norte da África e Oriente Médio e América Latina central podem esperar ter uma taxa de prevalência de diabetes superior a 10% até 2050.

O diabetes pode causar complicações como cegueira, falência renal, eleva o risco de infarto e acidente vascular cerebral, o AVC, e de amputações. É importante que os pacientes sigam corretamente o tratamento e que adotem hábitos saudáveis de vida, com a realização de atividades físicas.

Foto: Maskot/Getty Images