Boletim atualizado mostra ainda que desde o início do ano foram encontrados 210 focos do mosquito transmissor da doença

O número de casos confirmados de dengue em Bento Gonçalves chegou a 181, conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira, 7 de agosto e mostram que desde o início do ano, 210 focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados em diferentes pontos da cidade. No levantamento, um óbito também foi confirmado em 2023. Além da dengue, cinco casos de chikungunya foram confirmados na Capital do Vinho.

Para tentar coibir a proliferação da dengue, zika e chikungunya, nesta semana, equipes da Vigilância Epidemiológica vão estar realizado o trabalho de retirada de lixo, material reciclável, móveis e outros objetos que possam armazenar água nos bairros da cidade. Como parte do trabalho, agentes de endemias irão realizar o levantamento de índice rápido para Aedes aegypti para verificação da infestação predial do inseto.

A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, comentou sobre a importância de manter os locais limpos para evitar a proliferação do inseto. “A prevenção é a melhor forma de combater a doença. É importante evitar o acúmulo de lixo, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia em vasos e plantas e cobrir hermeticamente tonéis e caixas da água. Todo local e objeto que acumular água parada deve ser eliminado, pois é aí que se prolifera o mosquito da dengue”, disse.

Para auxiliar nas ações de limpeza e conscientização, denúncias de terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas podem ser feitas pelo 0800-9796-866.

Principais sintomas da dengue

  • Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
  • Dores musculares intensas
  • Dor ao movimentar os olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo
  • Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados

Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura