Pela primeira vez reunidos em um encontro temático, três nomes referenciais do corpo empresarial brasileiro mostrarão, na Fiema Brasil, o jeito de ser e de fazer que tem garantido resultados inspiradores às empresas Tramontina, Duratex e Amana-Key. Clóvis Tramontina, Antonio Joaquim de Oliveira e Oscar Motomura são os convidados do 4º Meeting Empresarial, a reunião de grandes líderes que compartilham saberes dentro da programação do FiemaCon, evento direcionado ao conhecimento e ao networking na feira. As conversas, a respeito de atitudes sustentáveis e ética nos negócios, ocorrem dia 10 de abril, a partir das 9h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Quem abre a programação e costura os debates é Oscar Motomura, Fundador e CEO do Grupo Amana-Key, empresa voltada à gestão e à liderança de organizações tanto públicas quanto privadas. Ele é uma espécie de guru de líderes do mundo dos negócios e também encerra a programação da conferência. Suas propostas procuram desenvolver um elevado nível de consciência nos executivos que frequentam seus cursos, buscando prepará-los para os desafios do futuro e fazendo-os se reinventarem estrategicamente todos os dias.

“Na sequência, será a vez de Clóvis Tramontina, apresentando o case da centenária empresa fundada por seu avô, Valentin. A empresa é uma das maiores fabricantes de ferramentas e utensílios para cozinha, grandeza expressa nos mais de 18 mil itens de seu portfólio. Mas a preocupação da organização não é só em ofertar produtos de qualidade. A companhia assume sua responsabilidade através de um eficaz programa de gestão ambiental e investe em tecnologias para a minimização dos impactos gerados nas atividades fabris. Conta ainda com uma gestão de resíduos própria e integrada para as unidades da Serra Gaúcha e um Comitê Ambiental que compartilha práticas e experiências entre todas as unidades da empresa.”

O Meeting Empresarial terá, ainda, a experiência de Antônio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex, empresa que atua na cadeia produtiva de madeira e móveis e na decoração de casas e escritórios. Por meio das marcas Duratex (painéis de madeira), Durafloor (pisos laminados), Deca (louças e metais sanitários), Ceusa (revestimento cerâmico) e Hydra (duchas e torneiras elétricas), a organização construiu uma reputação que a coloca como líder em quase todos segmentos em que atua. A empresa possui uma Estratégia de Sustentabilidade baseada em oito temas estratégicos e 45 metas a serem cumpridas até 2025. Entre as práticas sustentáveis, a empresa adota processos para reduzir o consumo de recursos naturais, mantém um programa de educação para os colaboradores e um robusto programa de gestão de fornecedores, com avaliação dos aspectos éticos e socioambientais.

Após as explanações, Motomura promove espaço de interação entre os convidados e debate de ideias.

Gestão do simples para inspirar gestores

A quarta edição do Meeting Empresarial traz um dos mais qualificados quóruns de convidados para o debate acerca de ética e sustentabilidade nos negócios – temas extremamente complexos que serão apresentados pelo viés da gestão do simples –, conforme adianta a coordenadora da conferência, a empresária Maristela Cusin Longhi. “Os três convidados mostrarão como lidam com a gestão de seus negócios em suas empresas. Essa visão de que é possível adequar o negócio aos atuais preceitos e exigências de compromissos econômicos, sociais e ambientais, de forma simples, sem maiores dificuldades, deve servir de inspiração para que outros empresários sigam seus exemplos”, diz.

Tal ganho de consciência é sinônimo de estratégia competitiva para os negócios. “Esses conceitos não são apenas retóricos. Hoje, estar adequado às boas práticas sociais e ambientais é, em muitos casos, requisito indispensável para o andamento de transações comerciais. Isso porque, todos os elos das cadeias produtivas e os consumidores que adquirem produtos finais estão muito mais exigentes e não aceitam mais empresas que desrespeitem essas regras”, pontua.

Por isso, é fundamental que todas as empresas, independentemente do seu porte, invistam nesse diferencial. “Não há mais espaço no mercado para quem se posiciona de qualquer forma. Questões como sustentabilidade, responsabilidade social e ética precisam estar intrínsecas na cultura das empresas”, recomenda Maristela.

Ingressos

Os profissionais interessados em acompanhar essa verdadeira aula de vivências oportunizada pelo Meeting Empresarial podem garantir presença inscrevendo-se pelo site do evento (fiema.com.br, na aba FiemaCon). Condições facilitadas para o ingresso premium estão sendo oferecidas até o dia 28 de fevereiro, com o primeiro lote. Depois dessa data, entra em vigência o segundo lote (até 31 de março), e um terceiro lote será aberto a partir de 1º de abril.

A Fiema Brasil ocorrerá de 10 a 12 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo as mais modernas tecnologias em gestão ambiental.