Evento ocorre nesta sexta-feira, 14 de setembro

Na sexta-feira, 14, a partir das 19h, a Fundação Casa das Artes sedia o IV Festival de Coros Canarinhos de Bento Gonçalves. Sete coros Canarinhos participarão do evento: Barão, Bento Gonçalves, Cenecista, Farroupilha, Flores da Cunha, Medianeira e Pequenos Cantores do Sagrado. Cada coro irá apresentar 3 ou 4 peças de seu repertório para os familiares, amigos e comunidade em geral. Ao final, cada grupo vocal participante recebe um certificado de participação.

O regente Celso Fortes, que trabalha há 44 anos com o coro Canarinhos, destaca que o Festival promove “a integração, a motivação, a criatividade, o ritmo, para as crianças. Dessa forma, o aprendizado vale para a vida toda, pois a prática musical do coro infantil traz benefícios para a saúde, a mente e a alma”.

Para Ana Inês Facchin, diretora do Jornal Semanário, o evento “significa estimular a juventude através da música de qualidade. A construção de um cidadão pleno precisa ter em sua formação a Arte. E nada melhor que começar pela Música, pois ela trabalha o universo humano como um todo”.

O IV Festival de Coros dos Canarinhos de Bento Gonçalves conta com o apoio do Jornal Semanário, da Secretaria da Cultura e da Fundação Casa das Artes. A entrada é franca, sendo sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Coro Canarinhos

O Coro iniciou suas atividades no ano de 2014 com um projeto do SEST/SENAT, quando se chamava Canarinhos do SEST/SENAT. Com o fim do projeto, em 2016, alguns pais se reuniram e passaram a manter financeiramente o coro, que teve seu nome mudado para Canarinhos de Bento Gonçalves.

Em 2017 passou a utilizar as dependências da Fundação Casa das Artes para realização dos ensaios. Em outubro de 2017, foi criado o Instituto Musical dos Canarinhos de Bento Gonçalves, associação sem fins lucrativos, formada pelos pais dos canarinhos, com o objetivo de angariar fundos para a manutenção do coro.

O coro Canarinhos conta, atualmente, com 22 integrantes, na faixa etária entre 8 e 14 anos, tendo como regente o maestro Celso Fortes e, como preparador vocal, o maestro Márcio Buzatto. Quem quiser participar do coro, basta comparecer a um dos ensaios que acontecem nas quartas-feiras, às 19h, na Casa das Artes, e, nos sábados, às 9h, no clube Aliança, no Centro.

Em 2018 o coro foi contemplado com o Fundo Municipal de Cultura, da prefeitura de Bento Gonçalves, e com o Fundo Social, do SICREDI, bem como, tem recebido doações dos pais e da comunidade, além do apoio do Clube Aliança e do SESC, que cedem suas dependências para ensaios do coro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social