A partir de sexta-feira, 1º de março, a Fundação Casa das Artes recebe a mostra “Metamorfose”, de Júlia Pasquali. Por meio desta palavra tão plena de significados, a autora investiga seus reflexos em 14 obras que representam o passado e o amadurecimento, e de como reflete na história pessoal de cada um, questionando o espectador: “Como foi a sua evolução?”

Utilizando materiais como lápis preto, lápis colorido e caneta, a desenhista revela imagens poéticas e sensíveis, tendo como a borboleta seu símbolo recorrente. Nesse universo, o espectador vivencia, interage, mergulha, também, em sua própria história, indo de encontro à beleza de ter podido superar desafios. Júlia ressalta que as obras “buscam te fazer ver que o passado, muitas vezes, não precisa ser esquecido por total afinal, ele foi a peça chave do seu amadurecimento, foi a peça chave para você se tornar o que é hoje, são com aqueles nossos pequenos sofrimentos e dificuldades diárias que nos fazem querer e realizar inúmeras mudanças em nossas vidas”.

Sobre Júlia Pasquali

Júlia começou a rabiscar seus desenhos aos 8 anos quando ficou internada no hospital para tratar uma osteomielite de clavícula esquerda. Durante a estadia para realizar o tratamento com antibiótico e terapia, para passar o tempo, ganhou lápis e papel das enfermeiras.

Após a saída do hospital, Júlia continuou a desenhar. No final de 2016, por incentivo da sócia-proprietária da Aquarela – Livraria a Papelaria, Rosa Milani, iniciou aulas com a professora Marjori Brandolt Vaccari. De lá para cá, Júlia iniciou uma jornada artística que já conta com duas exposições realizadas: “Através de um Lápis Preto” e “Nossos Pequenos”.

Em julho de 2018, no evento “Desafios da Educação”, que ocorreu Hotel Master Premium Gramado, Júlia Pasquali foi convidada para integrar a programação com a palestra “Sob um Lápis Preto”. Na ocasião, ministrou sobre a sua trajetória – pessoal e artística – para um público de 750 professores. Site da artista: www.juliapasquali.com.br

Serviço

O que: Metamorfoses, de Júlia Pasquali

Vernissage: 1º de março, às 19h30, na Fundação Casa das Artes

Período de visitação: de 1º a 29 de março

Horário: 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45

Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SECULT/Fundação Casa das Artes