A ponte Ernesto Dorneles, um dos principais cartões postais da serra gaúcha, por onde trafegam milhares de caminhões e carros de passeio, diariamente, está com sua parte estrutural severamente danificada. O alerta parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) após um relatório de vistorias expedido na quinta-feira, 15, pelos engenheiros do órgão.

Segundo o diagnóstico, foram encontrados diversos problemas graves nas cabeceiras da ponte. Em uma delas, o desgaste se faz nítido com a presença de buracos na malha asfáltica e sinais de impacto no concreto de sustentação. Na outra extremidade, foram constatados diversos pontos onde a armação metálica oxidou, causando efeito conhecido pelos técnicos como “estufamento”.

De acordo com o superintendente regional do Daer, Adalmiro da Silva Neto, o grande problema, provável causador de muitas das avarias na ponte, é a dificuldade na fiscalização dos caminhões conhecidos como Bitrem, que consistem na combinação de dois reboques acoplados entre si. O tráfego desses veículos é proibido na RSC-470. “O flagrante destes caminhões passando pelo local foi feito por nossos técnicos enquanto realizavam a primeira inspeção. Em virtude disso e do atual estado estrutural da ponte, que apresenta sérias avarias, estamos tomando atitudes, em caráter de urgência, como o pedido de intensificação da fiscalização pela rodovia e o levantamento do orçamento necessário para o reparo”, explica. Segundo Neto, a estrutura foi projetada com capacidade de sustentação de até 36 toneladas, facilmente ultrapassada pelos caminhões.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 17 de janeiro.