O Carnaval deve trazer um incremento significativo para o turismo neste ano em Bento Gonçalves. Isso porque ele ocorrerá durante a vindima, que apresenta diversas atrações alusivas à colheita da uva. Conforme estimativa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho), a ocupação hoteleira deve ser superior a 75%.

A diretora executiva do SHRBS, Márcia Ferronatto, acredita que esse número ainda poderá subir nos próximos dias. “O número se dá com base nas reservas. Mas muitos se deslocam para o município sem garantir hospedagem, fazendo isso quando já estão aqui.” Ela acrescenta que o incremento está ligado ao número de atrações. “A Serra Gaúcha, como um todo, tem aumentado, anualmente, as opções de lazer para este período. Aliando isso ao feriadão, a tendência é o aumento no número de visitantes”, acrescenta.

Um dos roteiros mais procurados pelos turistas, o Vale dos Vinhedos espera receber 15 mil turistas. Conforme a Associação de Produtores de Vinhos do vale dos Vinhedos (Aprovale), em 2014 cerca de 13 mil pessoas passaram pelo roteiro durante o Carnaval – que ocorreu em março.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), um turista gasta, em média, R$ 400 por dia. O valor inclui hotel, alimentação, passeios e compras. Com feriados longos, a tendência é que a estada seja de, pelo menos, três dias.

Atrativos, conforme a secretária de Turismo em exercício, Fabiane Capellaro, não faltam. “Com o Bento em Vindima, temos programação na maior parte dos empreendimentos ligados ao turismo, como hoteis, restaurantes e vinícolas. São atrações inesquecíveis”, garante.

No site www.turismobento.com.br é possível acessar a programação completa do período, além da relação de roteiros e atrativos. A página apresenta, ainda, mapas de acesso, fotos e diversas informações sobre cada um dos pontos para visitação.