Técnico do Esportivo já inicia a escolha de seus titulares e o esquema tático que será utilizado; jogo-treino ocorre neste sábado


Com aproximadamente um mês de pré-temporada, o Esportivo realiza o seu segundo jogo-treino em preparação para a Divisão de Acesso. O confronto será realizado na tarde de hoje, 26, e colocará diante do alviazul o Peñarol, de Caxias do Sul.

A partida seguirá os moldes do primeiro compromisso do time de Bento Gonçalves, na semana passada, quando enfrentou o São Paulo do Borgo e venceu por 3 a zero. As substituições são ilimitadas.

Entretanto, de acordo com o técnico do Esportivo, Carlos Moraes, uma alteração de estratégia por parte de sua equipe será refeita. “No primeiro jogo-treino coloquei duas equipes em campo para conhecer todos os atletas no jogo. Vamos manter isso, mas começamos a projetar o time em função do que eles nos entregam individualmente e pensar no esquema tático”, explicou, enfatizando que o grupo tido como titular até aqui deverá ganhar mais tempo de jogo. Contra o São Paulo, todos os atletas foram substituídos no intervalo, mas, dessa vez, projeta-se a utilização dos principais atletas por cerca de 60 minutos.

Se ainda não há certeza do esquema tático que será utilizado por Moraes ao longo da temporada, o modelo de jogo — isto é, a forma com a qual a equipe e seus atletas se comportam durante a partida — já é projetado pela comissão técnica. “Gosto de uma equipe que prioriza a questão técnica, trabalhando a posse de bola, mas que não seja muito passiva. Precisa ser reativa quando recupera a posse de bola e, claro, buscar sempre o equilíbrio”, idealizou o comandante do Esportivo.

Ao fim do treinamento da manhã desta sexta-feira, 25, à reportagem do Semanário, Carlos Moraes elogiou o desempenho dos jogadores neste período de pré-temporada. “Nossos atletas se mostraram muito bem em diversos aspectos. Já conseguimos conhecê-los individualmente e do ponto de vista tático também”, complementou.

O jogo-treino contra o Peñarol acontece no Estádio Montanha dos Vinhedos, às 17h. Ao longo das próximas semanas, de acordo com a comissão técnica, quatro amistosos serão realizados em preparação para a Divisão de Acesso 2019.