O número de pacientes faltosos em consultas médicas e odontológicas em Carlos Barbosa registrou mais de 2,4 mil faltas nos últimos dois meses. De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde na segunda-feira, 2 de setembro, de junho à agosto, dos 15,7 mil agendamentos de consultas para as áreas de Clínico Geral, Ginecologia, Pediatria, Saúde Mental, Especializadas e Odontologia, cerca de 16% dos atendimentos não foram realizados devido a ausência de pacientes.

Conforme a pasta, com a não efetivação das consultas, outros pacientes que aguardam em uma fila de espera acabam sendo prejudicados. Em nota, a secretaria mostrou preocupação com o problema e pediu o comprometimento da população para que as faltas não prejudiquem o andamento do serviço oferecido à população. “A ausência nas consultas agendadas, compromete a capacidade de agendamentos, além disso, outros pacientes que necessitam de consultas, ficam em lista de espera. E ainda, acarreta o desperdício de recursos públicos, tendo em vista que o serviço é pago pela Administração, mesmo quando o usuário não comparece”, salienta o documento.

Na tentativa de reduzir o número de faltas, a secretaria pede que o paciente entre em contato pelo 3461.8904 ou compareça na secretaria da Saúde comunicando a desistência.

Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens