Serviço, que atende de forma gratuita, é um espaço para acolher pessoas que sofrem de algum transtorno causado pelo uso de álcool ou outro tipo de drogas

Reconhecer-se como dependente químico e tomar a iniciativa de buscar ajuda especializada pode não ser uma tarefa fácil. Contudo, em Bento Gonçalves, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), serviço que oferta atendimento diário à população que sofre com transtornos decorrentes do uso e dependência de substancias psicoativas, vem registrando aumento na procura.

Em 2019 o espaço recebeu 178 novos pacientes. Em 2020, embora não de forma expressiva, aumentou para 200. Enquanto este ano, de janeiro até o momento, 132 novas pessoas buscaram ajuda. “Isso indica uma média de 14 pacientes novos ao mês. Prevê-se, então, que atinja o quantitativo aproximado de 166 pacientes em 2021”, projeta o coordenador do setor de saúde mental, Maurice Bowary.

Analisando os números dos últimos anos, é possível perceber que em 2020, ano inicial da pandemia do coronavírus, foi o de maior demanda. “Estes dados sinalizam que, no período de maior restrição de circulação de pessoas, houve sim aumento de pacientes novos que procuraram o serviço para tratamento”, garante. Além disso, o profissional afirma que também foi possível observar, neste período, que muitos pacientes inativos retomaram o tratamento.

Como o isolamento social era necessário para conter a propagação do vírus, os atendimentos em grupos foram suspensos temporariamente. Com isso, aumentaram os atendimentos individuais. Além disso, os profissionais que trabalham no espaço buscaram outras maneiras de continuar realizando os atendimentos. “Potencializou-se o teleatendimento e o uso das redes sociais como forma de maior alcance a população”, garante.

Como o serviço funciona?

O local oferece atendimentos individuais, com consultas medicas, psicoterapia, atendimento de enfermagem, serviço social e acolhimentos. Também há os atendimentos em conjunto, com grupos de sócio educação, motivação, família, de Terapia Ocupacional, redução de danos e oficinas de arteterapia. Além disso, há tratamento medicamentoso e atividades de suporte social.

De acordo com Bowary, os atendimentos são feitos em duas modalidades: não intensivo, de até três dias no mês, semi-intensivo, até 12 dias no mês e intensivo, mais de 12 dias mensais.

Como chegar até o CAPS

O coordenador esclarece que o espaço funciona por demanda livre, ou seja, não é preciso que haja encaminhamento para receber o atendimento. “Nosso serviço atende de portas abertas, ou seja, não é necessário agendar horário para ser atendido, sempre tem algum profissional da equipe à disposição para acolher quem nos procura”, destaca.

Para quem precisar buscar ajuda, CAPS AD está localizado na Rua 15 de Novembro, número 132, no Bairro Planalto. O telefone de contato é 3055-8506 e o WhatsApp (54) 991417459. Os atendemos são realizados de segunda à sexta-feira das 7h30 h às 11h30 e das 13h às 17h.

Comunidade Terapêutica

Outra opção ofertada pelo município é a Comunidade Terapêutica (CT), serviço para quem precisa de tratamento mais amplo. “Oportuniza um período de afastamento maior do convívio social e de tratamento com foco na espiritualidade, trabalho e disciplina”, explica.

Durante a internação, que pode durar até seis meses, o usuário participa de atividades que oportunizam ao paciente, rever o projeto de vida. “A fim de manter-se abstinente do uso de álcool e /ou outras drogas. Para muitos, é a oportunidade de recomeço”, destaca.

As vagas para a CT são reguladas pelo CAPS AD, segundo Bowary. “A inserção dos usuários neste serviço se dá após avaliação e construção do Plano Terapêutico Singular, passando o sujeito por período de atendimento no intensivo, ou desintoxicação breve na UPA, ou no Hospital Tacchini”, explica.

Outro ponto importante salientado pelo profissional é que todos esses serviços são ofertados de forma gratuita. “Os atendimentos, tanto pelo CAPS AD, quanto pela Comunidade Terapêutica, não têm custo para os usuários e/ou familiares, pois, são serviços da Rede de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde do Município de Bento Gonçalves”, finaliza.