Tv ucraniana transmitiu instruções para cidadãos fazerem bombas caseiras

Neste momento, na manhã de sexta-feira, 25 de fevereiro, tropas do exército russo estão de prontidão para realizar um ataque direcionado à capital da Ucrânia, Kiev. O governo ucraniano decidiu transmitir na Tv local uma série de instruções ensinando a população a fazer coquetel molotov, um tipo de bomba caseira que incendeia uma região. Essa é uma das medidas que o presidente, Volodymyr Zelensky, escolheu para armar a cidade nesse segundo dia de invasão da Rússia.

Segundo informações da agência de notícias portuguesa, a RTP, tropas russas estão a cerca de 10 quilômetros da capital e não avançaram de imediato porque soldados da Ucrânia conseguiram barrar alguma força aérea inimiga. Apesar disso, é visto como pouco provável que as forças ucranianas conseguirão deter o avanço.

Durante o final do primeiro dia de ataque, a Rússia conseguiu chegar na Central Nuclear de Chernobyl, no norte, controlando essa posição e mantendo funcionários do local como reféns. A central fica a cerca de 130 quilômetros de Kiev, e é um ponto estratégico por ser um polo de energia do país sob ataque.

Em meio a todas as ações, o Kremilin, órgão de autoridade da Rússia, justifica a invasão pela segurança de separatistas e para o fim do militarismo no local. Já outros líderes mundiais repudiaram o conflito e a justificativa de Putin, líder do país russo. Bolsas econômicas mundiais começaram a flutuar seus valores e produtos como o combustível tiveram aumento, tudo desde o começo da invasão, o que prejudica a relação comercial do mundo.

Foto: Volodymyr Petrov/REUTERS