Nessa data, também acaba o prazo para justificar ausência

Encerra nesta sexta-feira, 28 de abril, o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. O prazo vale também para a apresentação de motivos de falta para quem recebeu a isenção de taxa do Enem 2022, mas não compareceu à prova.

Tanto o pedido de isenção de taxa quanto a justificativa da ausência devem ser apresentados na Página do Participante, com um único login na plataforma Gov.br.

A isenção é garantida para alunos da 3ª série do ensino médio em 2023 em escola pública comunicada no censo escolar; que tenham concluído o ensino médio completo em escola pública ou particular com bolsa integral; e aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica por pertencer a família de baixa renda – inscritos no Cadastro Único de programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Com o objetivo de garantir a acessibilidade do serviço, nesta edição, o instituto disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição e da justificativa, voltadas a participantes com deficiência. Uma delas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outra com adaptações para pessoas com deficiências visuais.