Resultado da enquete realizada pelo MEC e o Inep foi divulgado nesta quarta-feira, 1º de julho; apesar da escolha, data oficial ainda permanece indefinida

O resultado de uma enquete realizada pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi divulgado nesta quarta-feira, 1º de julho, e apontou que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) preferem realizar as provas nos dias 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem Digital em 16 e 23 do mesmo mês.

A pesquisa com os candidatos foi aberta no dia 20 de junho, onde os participantes poderiam escolher uma entre três opções disponibilizadas. As outras opções de data eram o Enem impresso em 6 e 13 de dezembro deste ano e Enem digital em 10 e 17 de janeiro de 2021, com 15% dos votos; e Enem impresso em 10 e 17 de janeiro de 2021 e Enem digital em 24 e 31 de janeiro, com 35,3% dos votos dos estudantes.

De acordo com o MEC, pouco mais de 19% dos candidatos participaram da enquete. O Enem 2020 tem pouco mais de 5,7 milhões de inscritos.

Apesar da escolha, o Inep informou que ainda não há data oficial para a realização das provas, inclusive, o presidente do instituto, Alexandre Lopes, disse que a data oficial poderá ser diferente da escolhida pela maioria dos estudantes. De acordo com ele, a data oficial sairá da decisão do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que já estão em tratativas para a elaboração do cronograma das aulas do ensino médio, além das associações que representam as instituições de ensino superior, para saber quando pretendem iniciar o primeiro semestre de 2021.

Conforme o Inep, a expectativa é de que a data oficial do Enem seja anunciada em até três semanas.