Até o dia 6 de abril, quando será realizado o concurso para eleger a corte da Fenavinho 2019, as candidatas passarão por uma imersão sobre a cultura vitivinícola de Bento Gonçalves, herdada dos imigrantes italianos, e sobre a história da Fenavinho. A intensa programação teve início no sábado, 9 de março, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) – promotor da Fenavinho –, onde elas receberam informações sobre o processo preparatório ao concurso, e seguirá pelos próximos finais de semana, até o dia 31 de março. Além do CIC, as candidatas cumpriram agenda no Caminhos de Pedra, visitando estabelecimentos e participando de um curso de degustação.

Essa visita pelo cenário que preserva construções da época da imigração foi destacada pelo secretário municipal do Turismo, Rodrigo Parisotto, também responsável pela área de Cultura e Relação com a Comunidade da Fenavinho. “Não podemos falar de nossa cidade sem conhecer nossas raízes, que são nossa essência como elemento identitário. É importante conhecer nossa história e ter orgulho dela ao representar a festa e o município”, comentou.

O próximo destino das meninas no cumprimento do roteiro pré-concurso será no Vale dos Vinhedos, dia 16. Visita a cantinas e outros estabelecimentos, além de um curso de degustação, estão no roteiro das candidatas. O contato íntimo com a produção da bebida-símbolo da cidade foi lembrado pelo coordenador do Comitê da Fenavinho, Diego Bertolini, como uma oportunidade para as meninas se aproximarem da comunidade. “A Fenavinho é uma festa que não acontece se não tivermos espírito comunitário. Todos precisam estar envolvidos neste resgate da Fenavinho, que não deixa de ser um resgate das origens dessa cidade, para sensibilizar nossa gente a se sentir parte desta festa, de maneira muito comunitária”, disse Bertolini.

As candidatas ainda terão, ao longo das próximas semanas, passeios a pontos turísticos, visita ao Museu do Imigrante, palestras sobre comportamento e passarela, além de treinamento para o grande dia da escolha. Representando o CIC-BG, o diretor da ExpoBento, Rogério Capoani, ressaltou os esforços envolvendo a entidade, ao lado de lideranças do setor vitivinícola, do poder público e da comunidade, no sentido de retomar a maior festa de Bento Gonçalves. “Acredito que esta Fenavinho será um sucesso porque estamos vendo desde já um grande empenho da sociedade no sentido de reviver a Fenavinho, festa que é um patrimônio de nossa cidade. Estamos trabalhando intensamente para que Fenavinho e ExpoBento cumpram com a expectativa de todos”, disse Capoani.

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Alessandro Manzoni