Um dos únicos cinco coros sacros infanto-juvenis do Brasil promete emocionar o público a partir das 13 horas

Embora numerosos e centenários em toda a Europa, os coros sacros infanto-juvenis são uma raridade no Brasil. São apenas cinco, sendo dois no Rio Grande do Sul e um deles em Bento Gonçalves. O Coro Canarinhos de Bento Gonçalves, regido pelo professor Celso Fortes e com técnica vocal do Professor da PUC, Marcio Busato, existe já há sete anos e ensaia duas vezes por semana, somente músicas sacras e eruditas. Seus componentes, formados por crianças e pré-adolescentes na faixa dos sete aos 15 anos, pertencem às diversas classes sociais e frequentam várias escolas da comunidade. O grupo é muito entusiasmado, os pais também, e já conquistou vários prêmios em festivais. Seu canto emociona e surpreende, tanto que dez membros foram selecionados para compor o coro que dá suporte ao espetáculo internacional Senhor dos Anéis, que se apresentará dia 30 em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna, ja com ingressos esgotados, e depois somente em São Paulo e Rio de Janeiro no Brasil. Um dos membros do Coro Canarinhos de Bento Gonçalves Lucas de Villa, de 12 anos de idade, deverá ser solista nesse grande espetáculo internacional e estará presente amanhã na apresentação do Coro Canarinhos de Bento, na Expobento, a partir das 13 horas.

Encanta todas as idades
O Coro Canarinhos de Bento é inspirado no melhor coro sacro infanto-juvenil do mundo, o Coro Líbera, de Londres. Inclusive irá interpretar uma de suas canções que mais viralizou nas redes sociais recentemente, o “Duo de Gatos” que encanta todas as idades. Mantido pelo Instituto Canarinhos de Bento, a diretoria é formados pelos próprios pais das crianças e pré-adolescentes, de forma harmoniosa, ou seja: os pais que podem contribuir na manutenção contribuem espontaneamente e os que não podem contribuem como podem, mas o importante é que as crianças e pré-adolescentes permaneçam no grupo e cresçam com a música sacra erudita. O grupo todo, na verdade, tornou-se tão saudável que se formou uma verdadeira família. O presidente do Instituto é Roberto Martins.

Aprovado na Lei Rouanet
Atualmente o Projeto Canarinhos de Bento encontra-se aprovado e liberado para captação através da Lei Rouanet e as empresas ou pessoas físicas que simpatizarem com o movimento e puderem colaborar podem entrar em contato pelo fone (54) 9843.2180, com Daniela. Pessoas físicas também podem colaborar deduzindo do seu imposto de renda, basta buscar orientação com seu contador.
As crianças e pré-adolescentes de Bento Gonçalves que integram atualmente o Coro Canarinhos de Bento são: Arthur Dalla Palma, Arthur Schneider, Bernardo Cagliari Grassei, Bruna Inez Facchin Caprara, Cassiano Batistella de Castro, Catarine Heine Giacomini, Daniela Benedusi Capovilla, Diogo Diciti, Eduardo Schneider, Emily Hummes, Fernanda C. Petter, Gabriela Ramos, Giovana Tronco Martins da Silva, Júlia Alves Binda, Lorenzo Longaretti, Lucas Zardo De Villa, Luiza Sonaglio, Manuela Braga, Mateus Sperotto, Melanie Fernandes, Mikaela Flain Nardi, Pietra Frare e Vinícius Zanaga Santos.

 

Foto: Cristiane De Castro