O Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Bento Gonçalves está com inscrições abertas até o dia 9 de novembro para o processo seletivo próprio. As provas serão aplicadas no dia 6 de dezembro para início das aulas no primeiro semestre de 2016.

No total, o IFRS está ofertando, em 17 campi localizados em 16 municípios do Rio Grande do Sul, mais de 4.000 vagas. Pelo processo seletivo próprio serão 1.848 em cursos técnicos e 795 em cursos superiores. Além dessa, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes é possível com a utilização da nota do Enem a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento, entre 2009 e 2015.

Para os cursos superiores, há ainda outra possibilidade de ingresso: concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as orientações e o período de inscrições que serão definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O Campus Bento Gonçalves oferece as seguintes vagas pelo processo seletivo próprio:
– Técnico em Agropecuária – integrado ao Ensino Médio: 60 vagas;
– Técnico em Informática para Internet – integrado ao Ensino Médio: 30 vagas;
– Técnico em Viticultura e Enologia – concomitante ao Ensino Médio: 30 vagas;
– Licenciatura em Física: noite, 17 vagas;
– Licenciatura em Matemática: noite, 17 vagas;
– Tecnologia em Alimentos: tarde e noite, 15 vagas;
– Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: noite, 15 vagas;
– Tecnologia em Horticultura: noite e sextas à tarde, 18 vagas;
– Tecnologia em Logística: noite, 17 vagas;
– Tecnologia em Viticultura e Enologia: tarde e noite, 15 vagas.

As inscrições serão realizadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br. Nesse endereço, é possível também ter acesso às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição e ao Manual do Candidato, que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas.

Datas Importantes:
Período de solicitação de isenção da taxa de inscrições: 13 a 27/10/2015
Inscrições: 13/10 a 9/11/2015
Provas: 6/12/2015