Dezembro Laranja é promovido nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele será realizada no dia 7 de dezembro de 2019, em todo o Brasil. Para ressaltar a data e a importância da detecção da doença em estágio inicial, a secretaria estadual de Saúde deverá disponibilizar, gratuitamente, exames para a detecção do câncer de pele no Rio Gande do Sul. O atendimento será totalmente gratuito e o paciente terá acompanhamento durante o tratamento indicado, que será realizado com parceria com a regional RS da Sociedade de Cirurgia Plástica.

No Rio Grande do Sul, serão 10 pontos de atendimento, sendo dois na capital e os demais no interior. Na Serra, o atendimento ocorre no Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul, localizado na rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, bloco 15, bairro Petrópolis.

Câncer de Pele no Brasil

No ano de 2019, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos. Os números da doença no Brasil são alarmantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele. O site da campanha é o www.dezembrolaranja.com.br.

Em todo o país, serão cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários que prestarão atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele. As consultas serão realizadas em cerca de 130 postos espalhados pelo Brasil. Vale lembrar que o mutirão de consulta é realizado desde 1999 e já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Este ano, na 21a Campanha Nacional do Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam beneficiadas pela iniciativa.

Fonte: Redação e Ascom SES RS
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil