A Secretaria de Habitação e Assistência Social de Bento Gonçalves iniciou uma nova campanha que tem por objetivo acabar com doação de esmolas nas sinaleiras da cidade. Segundo a pasta, a iniciativa busca orientar que a doação pode acabar prejudicando as pessoas que estão pedindo dinheiro.

De acordo com o secretário municipal, Eduardo Viríssimo, a campanha leva a conscientização à população sobre os riscos da prática de ofertar esmolas a quem está em situação de vulnerabilidade. Viríssimo ressalta que o ato de dar esmolas não traz benefícios. “A esmola é o que mantém a pessoa na condição de rua. O dinheiro recebido pelos pedintes, em 90% dos casos, é usado para compra de entorpecentes ou outros produtos desnecessários. O Município oferece todo o suporte necessário para quem está em situação de rua. A Campanha busca possibilitar uma oportunidade de recomeçar, por meio dos encaminhamentos para as políticas de assistência social, que objetivam promover a cidadania”, explica.

Viríssimo explica ainda que a grande maioria das pessoas que estão nos semáforos de Bento Gonçalves solicitando as doações já estão cadastrados e são atendidos pelos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo ele, sempre que há demanda, profissionais da secretaria realizam a abordagem e buscam criar um vínculo de confiança, através da escuta qualificada para orientar e encaminhar os envolvidos, de acordo com a realidade de cada caso, visando a saída das ruas. “A grande maioria das pessoas que estão nos semáforos já possuem cadastro junto ao CREAS e ocupam o serviço do SEAS. Oferecemos encaminhamentos para serviços de saúde, confecção de documentação e políticas da rede socioassistencial, entre outros serviços, como a Casa de Passagem, onde eles podem dormir e tomar banho, para a Comunidade Terapêutica para tratamento de dependentes químicos, para o Programa Acessuas, para encaminhamento para vagas de emprego, entre tantas outras possibilidades”, afirma.

Conforme informações da campanha, que tem como título “Sinal Vermelho para a Esmola”, a proposta não atinge os pedágios solidários promovidos por entidades assistenciais com o objetivo de angariar fundos, realizados nos semáforos, mediante autorização.