Até o dia 27 de outubro, ocorre em Bento Gonçalves a Campanha de Multivacinação, com o objetivo de vacinar crianças e adolescentes, menores de 15 anos, que deixaram de receber alguma dose das vacinas de rotina ou até mesmo aquelas de outras campanha. Para receber a imunização, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde e não esquecer de levar a caderneta de vacinação.

Conforme a coordenadora do setor de imunizações, Luiza do Rosário, a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção às patologias. “Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e, inclusive, levá-las à morte”, pontua.

Seguir o calendário vacinal e manter a caderneta atualizada é imprescindível em todas as idades. “A importância de manter a caderneta de vacinação em dia e, consequentemente, as crianças vacinadas, é para elas estarem protegidas de doenças previsíveis. Temos como exemplo a Poliomielite, que está erradicada há 34 anos, e essa conquista foi possível graças às ações de imunização em larga escala”, considera.

Luiza esclarece que, acima de tudo, além de proteger, as vacinas possuem um papel fundamental e contribuiu significativamente para a sociedade. “A imunização é uma conquista importante para a humanidade e, ao longo dos tempos, está salvando inúmeras vidas e erradicando doenças graves. Contudo, informações equivocadas ou falsas, além da falta de informação, têm levado muita gente a abrir mão deste benefício imprescindível para a saúde de cada um e da coletividade”, revela.

As vacinas são uma das ferramentas mais eficazes no combate a agentes infecciosos. Ela fornece os anticorpos necessários para evitar que a doença aconteça e se desenvolva, proporcionando uma maior proteção. “Elas apresentam uma eficácia bastante alta, mas não proporcionam 100% de proteção contra as doenças. Os imunizantes com maior taxa chegam a 95% de efetividade. Por isso, para evitar que as doenças circulem, é importante manter uma cobertura vacinal alta da população. É a chamada imunidade coletiva”, conclui.

No último final de semana, fazendo parte da Campanha Nacional de Multivacinação, ocorreu o Dia D. Em Bento Gonçalves, foram aplicadas 1050 doses.

Vacinas disponíveis

Para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).