A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves, imunizou no sábado, 8 de novembro, 4.064 contra a poliomielite (1.835) e o sarampo (2.229) em crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos. No dia 22 de novembro, haverá aplicação de novas doses em algumas unidades de saúde ainda não definidas.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil recebeu a certificação de área livre do vírus da poliomielite em 1994. Apesar disso, a doença ainda existe em vários países do mundo, razão pela qual continua sendo necessária a realização das campanhas nacionais de vacinação, a fim de prevenir a reintrodução do vírus no território brasileiro.

Em relação ao sarampo, a Organização Mundial da Saúde tem registrado epidemias da doença em vários países europeus e em alguns países da América. No Brasil, foram confirmados surtos de Sarampo nos estados do nordeste. Geralmente, os brasileiros se infectam ao viajarem para o exterior ou ao entrarem em contato com turistas estrangeiros doentes.As vacinas são gratuitas.