De forma concomitante, será realizada a imunização contra o sarampo para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira, 4 de abril, em todas as unidades de saúde de Bento Gonçalves. Nesta primeira etapa, que vai até o dia 2 de maio, serão imunizados idosos e trabalhadores da saúde. Conforme dados do setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta é vacinar 90% da população estimada: aproximadamente 22 mil idosos e 4.400 profissionais da saúde.

Em um primeiro momento, o município recebeu 5.300 doses da vacina trivalente, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e produzida pelo Instituto Butantan. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.

A segunda fase, entre 3 de maio e 3 de junho, abrangerá os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades;  pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

A estimativa da SMS é que cerca de 46 mil pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril. O horário para vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Campanha de proteção contra o sarampo será concomitante

De forma a evitar surtos da doença, a Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022, ocorre de forma simultânea com a Influenza. O foco será a vacinação de trabalhadores da saúde (de 4 a 30 de abril) e de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (2 de maio a 3 de junho).

“Em um primeiro momento os profissionais da saúde que não tem o esquema completo contra o sarampo irão fazer uma dose. Quem já tem, não refaz a vacina. Depois, a partir do dia 2 de maio, iniciamos a campanha para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, no mesmo período que elas irão fazer a vacina da influenza”, explica a coordenadora do setor de Imunização, Luiza do Rosário.

A imunização também ocorre em todas as unidades de saúde de Bento Gonçalves. 

Vacinação contra a Influenza:

Primeira etapa – entre os dias 04/04 e 02/05

idosos com 60 anos ou mais;

trabalhadores da saúde;

Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.