Temática visa estimular a participação da população para discutir soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade

Como forma de despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal, a Igreja Católica inicia nesta quarta-feira, 6 de março, a Campanha da Fraternidade 2019 (CF 2019). Neste ano, a sociedade é convidada a discutir sobre as Políticas Públicas implementadas em todo o país. Desta forma, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a reflexão sobre o tema é considerada importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização.

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a atividade que segue até abril busca conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro. Para fomentar o assunto e estabelecer diretrizes norteadores, a Comissão Nacional da CF 2019 organizou um texto-base, que conta com a participação de vários especialistas e pesquisadores, bem como com a consulta a lideranças de movimentos e entidades sociais. Dividido no método ver, julgar e agir, o subsídio aponta uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha.

Para o pároco da Paróquia Cristo Rei, Gilmar Paulo Marchesini, a CF anualmente busca aprofundar uma temática voltada a algum problema social que ocorre em nosso país. Conforme Marchesini, o período convida a comunidade a estimular o diálogo e a busca de soluções para um determinado problema. “É a presença da Igreja na transformação social, necessária para todas as comunidades e para a sociedade como um todo”, explica.

Participação da sociedade

Padre Gilmar afirma que temática instiga a discussão na sociedade.

Para contribuir durante a CF, a temática desse ano pretende mostrar aos católicos o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas, além de apontar qual o papel de cada ente envolvido nesse processo. Segundo o padre, a escolha da temática envolvendo as políticas públicas instiga as pessoas a caminharem juntas na solução de problemas que afetam a sociedade, de modo especial, às pessoas com menor condição socioeconômica que necessitam dos serviços públicos para sanar suas dificuldades. “O empenho da Igreja é no sentido de fazer com que todas as pessoas se envolvam de forma participativa, para juntos, resgatar o bem mais precioso que é a vida, o bem-estar das pessoas”, aponta.

Toda a temática elaborada para a edição deste ano buscou relatos dentro da bíblia que mostram a pessoa de Jesus Cristo como um ser, segundo Marchesini, carregado de compaixão e preocupado com os problemas sociais que eram encontrados em sua época. “Jesus foi aquele que se aproximou das pessoas mais pobres, dos famintos, daqueles que não tinham condições sociais, crianças e mulheres. Ele é quem se preocupou com as políticas públicas se preocupando com os doentes e reerguendo os caídos”, comenta.

Mesmo se tratando de um tema político, o pároco enfatiza que a CF não vem para provocar uma “revanche política”, mas sim, fomentar a prática da caridade, no sentido de proporcionar a todas as pessoas a qualidade de vida necessária para uma condição de bem-estar social. “As políticas públicas não estão voltadas apenas ao interesse de um partido ou de uma determinada instituição, mas é um dever social, para que todas as pessoas mereçam aquilo que está no estatuto humano: a vida, como princípio maior, através de caminhos de desenvolvimento, dignidade, cidadania e solidariedade, no envolvimento social de todas as pessoas”, ressalta.

Material de apoio é disponibilizado às comunidades

Além do texto-base, outros materiais foram produzidos para dar apoio durante a CF: círculos bíblicos, que visam discutir os dias atuais com o que a doutrina da Igreja propõe, celebrações ecumênicas, para reunir pastores e representantes de outras Igrejas na preparação desse evento, cartilhas, rodas de conversa com a perspectiva de aprofundar-se no tema, entre outras celebrações.
Um dos destaques desse ano é o material direcionado a juventude e aos educadores. A comissão da CF disponibilizou subsídios para o Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior.

Levando em consideração que as Políticas Públicas dizem respeito a toda a sociedade em suas várias dimensões, e que visam assegurar os direitos humanos mais elementares para que cada pessoa tenha condições de viver com dignidade, o autor do cartaz da CF 2019 padre Erivaldo Dantas, buscou ressaltar na arte, através de silhuetas, a presença de algumas categorias sociais que considera importante para a reflexão da Igreja e da sociedade.

A escolha da obra vencedora foi feita pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, e devia obedecer às especificações estipuladas no edital do concurso, entre as quais evidenciar o tema da CF 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.

http://anec.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Material-CF-2019-02.pdf