Medida visa coibir furtos e roubos em túmulos e lápides, onde criminosos retiram as partes metalizadas para venda no mercado clandestino

Em mais uma etapa do sistema de cercamento eletrônico de Bento Gonçalves, câmeras de monitoramento foram instaladas no Cemitério Central. A intenção é auxiliar no controle e movimentações suspeitas no local e também no entorno. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) em conjunto com a Secretaria de Segurança (Semseg) e Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC). 

Conforme o secretário da Segimu, Henrique Nuncio, a medida tem o objetivo principal de coibir furtos em túmulos e lápides, algo recorrente em diversos cemitérios da região, onde criminosos retiram as partes metalizadas para venda no mercado clandestino.

Com o intuito de garantir a segurança e zelar pelos bens públicos, a Prefeitura através da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) está atuando em ações nos Cemitérios Municipais.  Neste sentido, a pasta pública colocou vigilância noturna, foram realizadas reformas e iluminação interna em LED para melhor ambiência do local.  

Além da instalação do videomonitoramento, o local também recebeu reformas, instalação de iluminação interna em LED e presença de guarda noturna.

Conforme a prefeitura, a intenção é que mais câmeras sejam instaladas em outros cemitérios municipais, como é o caso do São Roque e Santo Antão.

Foto: Fernando Luckner / Divulgação