O valor acumulado terá como destino às áreas da educação e do esporte

Nessa terça feira, 25, estiveram reunidos representantes dos poderes Executivo e Legislativo, com o objetivo de tomar conhecimento do repasse, para a Prefeitura Municipal, de R$ 260 mil reais, referente à economia do 1º semestre da Câmara de Vereadores.

O Presidente da Câmara, o Vereador Rafael Pasqualotto, falou da quantia economizada no 1º quadrimestre do ano, destacando que esse montante diz respeito ao que sobrou dos 3,40 % de um total de 6 % da cotação orçamentária que a Câmara teria direito, de acordo com a determinação constitucional.  Ele sugere que a soma seja destinada às áreas de educação e esportes. “Hoje a nossa necessidade seria essa. Num próximo repasse, vamos conversar novamente, Câmara Municipal, juntamente com o Executivo, e veremos qual será a necessidade, se educação, meio ambiente, segurança, enfim”, considera Pasqualotto, afirmando estar contente por ter acabado com o que ele chama de “uma antiga rixa” entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, formando essa parceria em prol da comunidade.

O Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Eduardo Verissimo, diz que essa devolução de dinheiro vai fazer com que mais crianças sejam cuidadas no município, assim como o atendimento ao esporte na cidade. Revela que grande parte da verba já foi utilizada num edital que pretende atender 21 entidades em Bento Gonçalves, que terão seus projetos, dentro da área esportiva, e que já atuam desde janeiro e fevereiro, pleiteados ainda no ano de 2019.

Da mesma forma, a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, também considera bem vindo esse investimento em sua área de atuação. “Tudo que vier em prol da educação e do esporte é importante. Impacta na sociedade, na vida das nossas crianças e adolescentes. Nós poderemos agregar mais alternativas e melhorar o atendimento diário que nós temos para eles”, observa. Com relação ao modo que a verba será investida, a Secretária diz estarem ainda estudando a aplicação do dinheiro, mas adiantando que provavelmente irá para a educação infantil.

O prefeito, Guilherme Pasin, comenta tratar-se de uma determinação do Legislativo Municipal dividir em quadrimestres as áreas que receberão investimento. “Temos três quadrimestres durante o ano. O primeiro bloco será destinado a projetos de educação e esportes, e os outros dois serão tematizados de acordo com a mesa diretora da Câmara e os demais vereadores. Isso é interessante por fazer com que o vereador esteja cada vez mais próximo da população e da execução dos anseios do povo”, considera Pasin.