Sessão solene no Legislativo foi proposição do vereador Volnei Christofoli (Progressistas) em reconhecimento aos serviços prestados à cidade pela entidade empresarial

A história dos 45 anos do Sindicato do Comércio Varegista (Sindilojas) Regional Bento, fundado em 25 de junho de 1975, foi contada por meio de uma exposição à entrada do Plenário Fernando Ferrari, da Câmara Municipal, e na sessão solene realizada no começo da noite de segunda, 23, quando a entidade foi homenageada com uma Portaria de Louvor pelo aniversário transcorrido. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Volnei Christofoli (Progressistas) e realizado só agora por causa da pandemia da Covid-19.

O prefeito Guilherme Pasin, mesmo em férias, e o vereador e vice-prefeito eleito Amarildo Lucatelli, ambos do Progressistas, também estiveram na solenidade. No seu discurso, Christofoli disse que a Portaria de Louvor é uma “homenagem e reconhecimento mais que merecidos. Se hoje a cidade tem essa força e pujança é graças também à decisiva colaboração do Sindilojas”. Ele lembrou a trajetória da entidade e fez uma citação aos ex-presidentes do Sindilojas Regional Bento, afirmando que “todos contribuíram para o desenvolvimento do município”. O atual presidente, Daniel Amadio, deu ênfase à liderança regional e ao papel desempenhado pelo Sindicato na defesa dos interesses dos comerciantes.

Conforme Amadio, a função social do Sindilojas “vai muito além do que mediar a negociação salarial entre os patrões e empregados. Mais ainda, agora, com as novas regras trabalhistas que extinguiram a contribuição sindical. Tivemos que evoluir e agregamos serviços aos nossos associados, como forma de enfrentar a queda de receita. E isso foi e está sendo muito muito mais importante agora, com o coronavírus, em que passamos a contribuir para que nosso associados pudesse manter seus negócios”, afirmou.

Já o prefeito Pasin deu ênfase no seu discurso à amizade que passou a ter com o presidente e atual diretoria da entidade que disse respeitar, há muito tempo, por sua contribuição para com a comunidade. “Mas estreitamos relações agora, mais recentemente, quando o Sindilojas passou a ser um dos importantes parceiros da administração na definição de ações e tomada de posições com a finalidade de combater e prevenir o coronavírus. Foi quando nos aproximamos do presidente e nos tornamos mais que amigos, mas parceiros de jornada em busca de soluções não só para o problema da saúde, mas para o enfrentamento das causas de interesse da nossa sociedade”, afirmou Pasin.

Fotos: Silvestre Santos