Está aberta ao público para visitação no hall de entrada do Plenário Fernando Ferrari da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, uma exposição da Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa do Brasil (Braspol).

A exposição organizada pela entidade, apresenta um acervo histórico com álbuns de fotografias, quadros e livros que retratam a cultura polonesa no Brasil. Fundada em Bento Gonçalves há mais de 20 anos, a Braspol integra cerca de 30 famílias que trabalham no resgate da cultura polonesa, mantendo assim, viva suas tradições.

A exposição segue até o dia 4 de novembro, dia em que a Câmara de Vereadores promoverá uma sessão solene para outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento à Braspol, pelos 21 anos de existência em Bento Gonçalves, dedicados ao trabalho no resgate, preservação e divulgação da cultura polonesa e pelos 139 anos de imigração polonesa no Rio Grande do Sul. A homenagem foi proposta pelo vereador Jocelito Tonietto (PDT) e teve a aprovação e subscrição de todos os vereadores, e inicia às 19h.