O calor e a falta de chuva deve continuar nos próximos dias em todo o território gaúcho. Na Serra, apesar das manhãs serem de clima ameno, o sol continua predominando e a estiagem, além de afetar lavouras e plantações, começa a prejudicar o fornecimento de água em diversos municípios da região. O tempo permanece seco nesta quinta-feira, 26, devido a uma massa de ar que atua sobre todo o estado do Rio Grande do Sul. O fenômeno acaba inibindo a formação de nuvens e, consequentemente, elimina as possibilidades de chuva. Com isso, o calor predomina e a umidade relativa do ar também acaba sendo afetada, chegando a baixos níveis em diversas regiões do estado.

Em Bento Gonçalves, a manhã iniciou com temperaturas agradáveis, na casa dos 14ºC. No entanto, o calor deve aumentar com o passar das horas, podendo chegar a marca de 29ºC. Com a previsão de mais um dia quente, é preciso redobrar os cuidados quanto a baixa umidade do ar, que não deve alcançar 30%, favorecendo o surgimento de problemas respiratórios, ressecamento da pele. Para minimizar os efeitos, a indicação é consumir alimentos saudáveis e tomar líquidos, em especial, água.

Na sexta-feira, 27, os prognósticos não mostram mudança no tempo. Calor e céu azul deverão marcar o início do final de semana em todo o Rio Grande do Sul.