O prédio que acabou sendo interditado após apresentar falhas e rachaduras em sua estrutura e no solo desde o domingo, 19, acabou caindo na madrugada desta quinta-feira, 23, em Gramado. O Residencial Condado Ana Carolina, de quatro pavimentos, que fica no bairro Planalto, não resistiu a situação climática provocada pelas fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul e veio abaixo. Ninguém ficou ferido. Conforme a prefeitura, a edificação caiu dentro próprio terreno e não atingiu o bairro Três Pinheiros, que também segue isolado. 

De acordo com as informações preliminares, divulgadas após o ocorrido, o imóvel, que fica na rua Ladeiras das Acácias e que foi desocupado ainda no final de semana, caiu por volta das 5h38min. Moradores do entorno ouviram os barulhos e em seguida houve a queda.

Até o momento, não há registros de deslizamentos de terra que possam ter atingido outras partes do entorno do local onde estava instalado o residencial. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar foram ao local após o ocorrido para analisar a situação, avaliando se há possibilidade dos escombros e outros materiais da estrutura atingirem outros imóveis que ficam nas proximidades.

Após o ocorrido, equipes da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar de Gramado realizaram uma reunião para analisar a situação e definir os próximos passos, já que boa parte do entorno do local do desabamento também segue interditado em decorrência da instabilidade do solo.

Foto de Capa: Arquivo Pessoal / Reprodução
Foto Interna: Bruno Stolz / Prefeitura de Gramado / Divulgação