O que seria dos nossos dias sem um bom café? Não dá para negar que ele traz um ânimo especial. E o café é tão gentil conosco que também é um aliado nos tratamentos caseiros de beleza: é um esfoliante multifuncional, ajuda a atenuar as olheiras e até a ressaltar os tons naturais dos cabelos castanhos e pretos.
O segredo do sucesso está na cafeína, que é anti-inflamatória. Ela tem efeito sobre irritações e inflamações, diminuindo a vermelhidão, e atua na circulação, aumentando o fluxo de sangue. Isso evita o acúmulo de toxinas e melhora a oxigenação, o que trata todo tipo de inflamação, desde a acne até a celulite.

Dependendo da região do corpo e da finalidade, o café pode ser usado na forma líquida, em pó e em borra (o que sobra depois que o café é coado) para dar uma forcinha na rotina caseira de beleza.

A misturinha aqui é simples, simples: uma colher de sopa de café, uma colher de sopa de açúcar e água suficiente para formar uma pastinha. Aplique na pele do rosto massageando com movimentos circulares e, quando tiver feito isso em todo o rosto, deixe fazer efeito sobre a pele por 10 minutos. Enxague com água morna e, se quiser, aplique um hidratante.

Além de remover as células mortas, essa esfoliação melhora muito o aspecto de espinhas e ajuda no tratamento contra a acne.

Segundo um estudo da Universidade de Washington (EUA), compressas de café gelado atenuam tanto a coloração quanto o inchaço das olheiras. A baixa temperatura da bebida ajuda a desinchar e a cafeína contrai as veias da região por aproximadamente 48 horas. Logo, se você fizer aplicações diárias, gradativamente terá seu tom natural da pele de volta.

A conclusão do estudo alerta, porém, que este tratamento não é definitivo: uma vez interrompido, as olheiras voltarão a aparecer em poucos dias. O ideal é fazer as mudanças necessárias no estilo de vida para se livrar de vez delas.

Os produtos com cafeína são indicados para aliviar seus efeitos da celulite na pele. Eles ajudam a diminuir a retenção linfática, melhorando a circulação local.

Você só precisa de duas colheres de sopa de borra fresca de café para massagear as regiões com movimentos circulares. Concentre os movimentos por dois minutos em cada área, deixe o café agir por 15 minutos quando toda a aplicação tiver sido feita e, no final, lave a pele normalmente.

Fonte: mdemulher.abril.com.br