Cabos de telefone e internet foram rompidos após um incidente envolvendo a Maria Fumaça na tarde desta quarta-feira, 18, em Bento Gonçalves. O fato ocorreu por volta das 14h, no momento em que o trem passava, com turistas, pelos trilhos entre os bairros Santo Antão e Botafogo, ocasionando o rompimento.

De acordo com a empresa Giordani Turismo, responsável pelo passeio, o incidente ocorreu, devido a colisão de um caminhão contra um poste na manhã desta quarta-feira, o que acabou resultando no rebaixe dos fios. No momento do ocorrido, a empresa responsável pelo conserto da fiação ainda não havia resolvido o problema. Apesar do susto, pois haviam turistas dentro da Maria Fumaça, ninguém ficou ferido. Ainda, segundo a empresa, como no momento da passagem, o trem têm a preferência pela passagem, seria impossível realizar a parada antes de encostar na fiação.

De acordo com a legislação, a fiação da rede de baixa tensão deve ter uma altura mínima de seis metros, conforme as normas de segurança. A colisão danificou os fios e ainda um poste, que caiu. Funcionários de uma empresa de fibra ótica e RGE (Rio Grande Energia), com o monitoramento de agentes do DMT (Departamento Municipal de Trânsito) trabalham para restabelecimento.

Em nota, o Grupo Giordani emitiu um comunicado sobre o ocorrido. Confira:

Sobre o incidente ocorrido na manhã do dia 18 de setembro de 2019, no cruzamento das ruas Fortaleza e Pinto Bandeira, que envolve a Maria Fumaça e fios de empresa de telefonia/internet, a Giordani destaca: a manutenção no local estava sendo realizada pelas empresas de telefonia/internet em virtude de um incidente ocorrido mais cedo, nas imediações, que ocasionou a perda de altura das instalações, sendo necessário o reparo no local.

A Giordani não foi avisada pelas empresas sobre a realização do serviço, por esta razão não alterou a programação habitual dos passeios de Maria Fumaça, que acabou passando pelo local antes da conclusão do reparo e enroscou nos fios que seguiam abaixo da altura padrão. Não houve nenhum ferido.

Veja o momento do incidente, gravado por um popular que passava pelo local: