O garoto Bruno Ruffoni Corrêa já está em Curitiba para a disputa do Campeonato Brasileiro de Judô, na categoria Sub-13. O judoca que integra a equipe Physio Judô, de Bento Gonçalves estará representando o Rio Grande do Sul e vai em busca um título inédito, na manhã de sábado, 17, contra os melhores do país.

Corrêa luta no peso leve, até 38kg. Na disputa pelo lugar mais alto do pódio da competição nacional, estarão 22 garotos, também de até 13 anos, vestindo as cores das principais federações estaduais do país. A competição é a última do circuito nacional antes do Campeonato Pan-Americano da classe, que será disputado em novembro, no México. O campeão e o vice-campeão das categorias garantem vaga na competição.

De acordo com a programação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Corrêa tem o primeiro compromisso logo cedo, entre 6h30min e 7h para a pesagem oficial da competição, assim como verificação do kinomo dentro das regras oficiais. Logo depois, o garoto vai para o ginásio do Tarumã, local que concentrará as lutas.

Então, a partir das 10h iniciam os combates, que se estendem até o final da manhã e posteriormente, à tarde, entre 14h30, chega o momento da disputa pelas medalhas. Momento que Corrêa espera estar ao final da competição. “Na seletiva tive sete lutas e consegui sete Ippons. Me dediquei muito na preparação e nos treinamentos junto com os senseis. Se Deus quiser estarei no pódio. É onde eu quero estar”, destaca.

Além da preparação dentro da luta, que teve orientação dos senseis André Oliveira e Fábio Ruffoni, este último que estará também em Curitiba para o acompanhamento profissional, o jovem atleta também se dedicou a parte psicológica, como ele mesmo definiu. “É minha primeira participação na fase final. Lá estarão os melhores atletas do país, por isso, estar focado, concentrado é fundamental para saber lidar psicologicamente com a pressão da luta e também da torcida, que nessas competições é muito forte”, ressalta.

E o garoto chega bem para o brasileiro. No último final de semana, em Caxias do Sul, ele conquistou de forma categórica a Copa Metropolitana de Judô, organizada pela Federação Gaúcha da modalidade.

Fotos: Guilherme Kalsing/Jornal Semanário