O Brasil registrou a maior queda no número de matrículas da educação básica em quase duas décadas. Entre 2024 e 2025, houve redução de 1 milhão de alunos, segundo dados do Censo Escolar.

A variação negativa mais intensa foi observada no ensino médio. Também houve diminuição no número de matrículas na educação infantil, algo que não ocorria desde o período da pandemia.

A edição de 2025 do Censo Escolar foi divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao ministério.

De acordo com o levantamento, foram registradas 46.018.380 matrículas na educação básica em 2025, distribuídas em 178 mil escolas públicas e privadas em todo o país. O número representa uma redução de 2,3% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 47.088.922 matrículas.

No ano anterior, a queda havia sido de 0,45% na comparação com 2023, o que evidencia a intensificação da retração no último período analisado.

O MEC atribui a redução principalmente a mudanças no perfil demográfico da população, com diminuição no número de crianças e jovens, além da melhoria da eficiência do sistema educacional, com melhores índices de aprovação por parte das redes de ensino. Especialistas, no entanto, questionam essa justificativa.

Foto: Folhapress