A entrega oficial do material ocorreu na segunda-feira, 28

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) recebeu da prefeitura de Bento Gonçalves, através do  Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), o aporte de R$ 887,9 mil em investimentos. Os recursos foram repassados por meio da aquisição e doação de uma viatura e equipamentos. A entrega oficial ocorreu na segunda-feira, 28, na Via Del Vino e contou com a presença do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do comandante-geral da corporação, coronel César Eduardo Bonfanti.

Foram repassados ao 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) uma viatura SUV, que será utilizada em atividades operacionais e na prevenção a incêndios, e uma série de itens de última geração. Entre eles, um sistema portátil de formação de espuma, kits de proteção respiratória autônoma, máscaras de comunicação via rádio e bluetooth, abafadores, mangueiras e notebooks – destinados às demandas administrativas da Seção de Segurança e Combate a Incêndio.

O vice-governador destacou o caráter proativo da comunidade e do poder público local, através da participação contínua e da destinação de verbas visando o reaparelhamento das instituições. “Segurança Pública se faz com integração, inteligência e investimento. Bento Gonçalves trabalha de maneira efetiva a integração e demonstra inteligência na escolha e aplicação dos recursos, investindo em equipamentos de ponta, que farão a diferença na atuação dos nossos homens na linha de frente”, afirma.

O prefeito Guilherme Pasin reconheceu o trabalho da corporação local e salientou a importância da aquisição de materiais modernos que ampliam as condições dos bombeiros, em casos de salvamentos. “Esse é um momento mais do que especial, apresentamos os investimentos que a comunidade faz para o Funrebom. Nossos Bombeiros Militares possuem, a partir de agora, os melhores materiais para salvar e resguardar as nossas vidas. Não mediremos esforços e recursos para que a nossa população estejam em segurança”, afirma.

Equipamentos de proteção individual também foram adquiridos, como capacetes, balaclavas, luvas, coturnos táticos, botas, capas e calças. Uma nova leva de material, contendo capacetes, luvas e botas de combate a incêndios já foi adquirida e será entregue em breve ao efetivo do CBMRS em Bento Gonçalves.

De acordo com o Coronel Bonfanti, a qualidade dos equipamentos entregues, coloca a corporação de Bento Gonçalves num patamar diferenciado. “Os profissionais que atuam no município irão combater incêndios com equipamentos, em média, R$ 10 mil reais mais caros que os utilizados no resto do estado. Os equipamentos que agora dispomos fazem com que Bento Gonçalves se torne referência no RS”, salienta.

Com a doação da SUV à corporação, uma viatura que vinha sendo utilizada pelos bombeiros militares foi repassada à Defesa Civil Municipal.

Centro de Treinamento receberá turma de alunos em fevereiro

Em fevereiro, o Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves dará início ao curso de formação de soldados, aprovados no mais recente concurso público para o CBMRS. “Serão cinco turmas em todo o estado, num total de 150 novos servidores. Destes, 30 terão a sua formação realizada em Bento Gonçalves”, garante Ranolfo.