Os cursos de salvamento aquático, preparatórios para a temporada 2016/2017 da Operação Golfinho, tiveram início na segunda-feira, 14 de novembro. No total, oito servidores de Bento Gonçalves serão deslocados para atuação nas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Quatro bombeiros da cidade já iniciaram as atividades em Tramandaí.

A primeira parte dos cursos é destinada à capacitação de novos servidores, que nunca participaram da Operação Golfinho, realizada em Tramandaí, para mar aberto, e Porto Alegre, para regiões de água doce. Posteriormente, há a realização de cursos de atualização e reciclagem sobre novas técnicas e equipamentos, para quem já trabalhou na operação, realizados em Torres, Capão da Canoa, Cidreira e Cassino para mar aberto, e Laranjal, Toropi e Cachoeira do Sul para localidades de água doce. Após esse período, há a capacitação dos salva-vidas civis temporários, que ocorre de 7 a 27 de dezembro.

De acordo com o subcomandante da Academia de Bombeiro Militar de Porto Alegre e que atualmente está em Tramandaí atuando como coordenador e supervisor dos cursos, major Julimar Fortes, 600 homens devem participar dessa primeira etapa da preparação, que ocorre até o dia 4 de dezembro. No total, serão mais de 1500 bombeiros que passarão pela capacitação da Operação Golfinho, estando aptos para atuar nos balneários de água doce e nas praias do Litoral Norte e Sul do Estado. “É um período intenso, com a realização de ativdades específicas, que com certeza vão produzir resultados positivos, pra termos profissionais habilitados para situações de resgate”, explica Fortes.

Entres os quatro novos servidores de Bento Gonçalves que estão se preparando para as atividades da Operação Golfinho, está o comandante do Corpo de Bombeiros de Bento, major Sandro Gonçalves da Silva. De acordo com ele, todos os servidores de Bento atuarão em praias do Litoral Norte. A temporada 2016/2017 da Operação Golfinho começa no dia 17 de dezembro e se estende até o final de feveiro.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 16 de novembro