O projeto que previa a prorrogação do envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2021) até 31 de julho foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, na quarta-feira, 5 de maio. Com isso, fica mantido a data limite de 31 de maio para o envio do documento.

O veto veio após pedido da equipe econômica do governo que apontou problemas futuros na arrecadação de recursos da União, estados e municípios, além da dificuldade no pagamento de importantes programas criados para amenizar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. A equipe alertou que a prorrogação do prazo para o pagamento do imposto devido com a manutenção do cronograma de restituições teria com consequência um fluxo de caixa negativo para a Receita Federal.

De acordo com o governo, o prazo para envio das declarações já havia sido prorrogado uma vez, já que a data original era 30 de abril e foi postergada em decorrência da pandemia. Até o momento, 17,7 milhões de declarações já haviam sido entregues à Receita até a quarta-feira, 5 de maio.