Em Bento Gonçalves, são 1091 famílias que recebem Bolsa Família, mas o número teve uma queda considerável em relação ao ano passado. Em julho de 2018, a cidade contava com 1434 beneficiários do programa. Os dados são da Secretaria de Habitação e Assistência Social. Os motivos para a redução são variados, vão desde a não atualização cadastral até a falta de disponibilização de recursos pelo governo federal. Mensalmente, também foram concedidos menos auxílios. Nos meses de junho e julho, 20 famílias foram contempladas, contra 81 no ano anterior.

De acordo com Adriane Lazarotto, coordenadora do Cadastro único e Gestão de Benefícios, e Patricia Scherer, assessora Técnica do Departamento de Assistência Social, a renda média per capta das famílias bento-gonçalvenses que recebem o benefício é de R$ 86,80, subindo para R$ 97,28 com a inclusão do Bolsa Família.

“Conforme dados do mês de junho de 2019, no município constam 669 cadastros de famílias habilitadas, para recebimento do Bolsa Família e que estão em fila de espera, aguardando liberação de recursos por parte do governo federal, mas não há previsão de quando ou se serão atendidas”, ressaltam.

Cerca de 50% dos benefícios são cancelados devido à falta de atualização cadastral. As servidoras analisam que, nesse momento, parte dos auxílios apontados pela averiguação, constam bloqueados ou cancelados, por isso a redução do número de famílias na folha de pagamento atual. Contudo as famílias não perderam o benefício definitivamente, apenas foram chamadas para verificar se continuam dentro dos critérios para o Programa. “Por isso a importância das famílias procurarem o Cadastro Único com a maior brevidade possível quando perceberem que não conseguem mais sacar o valor”, finalizam.

Foto: reprodução