Conforme dados, 315 novas famílias começaram a receber os recursos

Ainda sob os efeitos da crise econômica no país, a procura por benefícios sociais do Governo Federal aumentou em Bento Gonçalves. Conforme os números da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (Semhas), de janeiro a dezembro de 2017, 315 novas famílias começaram a receber o Bolsa Família, o que representa um aumento de 22%, totalizando 1755 benefícios pagos mensalmente na cidade. Além disso, no ano passado foram mais de 6,6 mil atendimentos no setor da Semhas. A pasta justifica o aumento na procura de cadastros, devido ao alto índice de desemprego e a distribuição gratuita dos kits da TV digital, além da disponibilidade de recursos financeiros para os programas a nível federal.

Conforme a secretária-adjunta da Semhas, Milena Bassani, o aumento pela procura dos benefícios durante o ano, em especial, no segundo semestre, foi impulsionado pelo programa TV Digital, que atendeu mais de 1,3 mil pessoas. Quanto ao número de benefícios liberados, Milena explica que o aumento deve-se à disponibilidade de recursos do governo e que a seleção ocorre pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), dentro dos critérios estabelecidos por cada programa. “Podem se cadastrar famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de três salários mínimos”, explica.

Ainda, segundo Milena, a seleção das famílias ocorre de acordo com os critérios e procedimentos regulamentados por uma legislação própria de cada programa. Segundo a secretária, em Bento, os programas mais procurados são o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada-BPC.

Conceição lidera lista de beneficiários

Ainda, de acordo com o levantamento, o bairro Conceição segue com o maior número de famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda. No total, 200 benefícios pagos mensalmente, seguido pelos bairros Municipal (167), Ouro Verde (148), Juventude da Enologia (114), Zatt (99), Vila Nova I e Ii (91), Eucaliptos (76), Aparecida (69) e São Roque (62). Os demais beneficiários (699) estão espalhados em outras regiões da cidade.
As famílias que entram para o programa iniciam o recebimento do valor em dinheiro para suprir as necessidades mais emergenciais. Contudo, esta transferência de renda é condicionada a manter as crianças e jovens em escola, bem como cumprir uma agenda de acompanhamento de Saúde.

Valores repassados

De janeiro a dezembro de 2017, o MDSA repassou para as famílias bento-gonçalvense, mais de R$ 2,8 milhões. Ao longo do ano, conforme os dados disponibilizados, houve redução de repasses de abril a julho. Naquela época, o governo divulgou nota justificando que a diminuição estava vinculada a um pente-fino para análise de benefícios, bem como, a escassez de recursos para pagamentos. Já no segundo semestre, o número voltou a crescer.

De acordo com a Semhas, durante os cadastramentos, é comum a identificação de famílias que passam a ter necessidade de apoio, porém, segundo Milena, há frequentemente famílias que superam as condições de fragilidade e retomam sua autonomia, o que dá bastante volatilidade ao número de famílias em benefício. “O Cadastro Único por si só não tem abrangência para fazer uma leitura na íntegra da atual realidade socioeconômica das famílias do município, devendo ser agregado a outros indicadores”, explica.