A modalidade é praticada no clube Botafogo há mais de 40 anos

De origem germânica, onde seu nome original é Kegeln, o bolão é um dos jogos mais antigos na história da humanidade existindo há cerca de 3.500 anos. Sendo considerado o ancestral do boliche, já foi condenado como jogo de azar ou praga pela Igreja e pelo Estado, sendo que sofreu algumas modificações para a sua permissão, assim foi renomeado de boliche e teve sua legalização nos Estados Unidos.

Segundo Vicente Hoffmann, Diretor do bolão do clube Botafogo, na atualidade, o bolão é legalizado e atrai muitos esportistas, que veem no esporte uma forma de diversão. “A modalidade é conhecida como o esporte da amizade. Percebe-se que, diante da participação das mais variadas idades, durante os treinos e jogos. O espírito do companheirismo que paira antes, durante e ao final de cada partida, faz com que se crie um ambiente totalmente amigável sob a forma de integração e confraternização entre todos”, ele ainda diz que. “Muitos relatos, tanto de participantes quanto de familiares, é que nesse momento, muitos praticantes têm demonstrado uma elevada motivação em jogar, melhorando assim sua autoestima e sofrendo um aumento considerável na qualidade de vida”, revela.

No clube Botafogo, o bolão está sendo praticado há mais de 40 anos e projetou o município no cenário esportivo em âmbito nacional. “Em 1978 chegamos a ter um atleta na equipe gaúcha que venceu o campeonato brasileiro de bolão bola 16. No ano seguinte, o mesmo atleta participou da equipe nacional no primeiro campeonato mundial de Hagen, na Alemanha”, recorda

Considerado um esporte amador, o bolão possui federações que organizam suas competições, sendo que esta modalidade esportiva é mais comum no Sul e Sudeste do Brasil. “À prática do esporte no clube, está em pleno funcionamento, com equipes femininas e masculinas, disputando o campeonato interno, com jogos no decorrer do ano todo. Além do campeonato interno, participamos também de campeonatos regionais, estadual e brasileiro, com as equipes masculino e feminino, nas modalidades livre, veteranos”, diz Hoffmann

Os principais valores que norteiam o bolão são o companheirismo e a amizade. “Queremos proporcionar aos atletas envolvidos, a continuidade com momentos de alegria, amizade e confraternização, assim, elevando a autoestima e melhora na qualidade de vida”, explica.

Embora o bolão transcende gerações, segundo o coordenador, o esporte no clube Botafogo está carente de renovação, onde há pouco interesse dos jovens na modalidade. É preciso somar esforços para atraí-los. “A perspectiva de evolução e expansão passa pelo incentivo financeiro e a atração dos jovens para formação de novos atletas. Por isso, convidamos todos os torcedores e associados do Club Botafogo, para fazer parte da comunidade bolonista, pois certamente você vai encontrar um ambiente saudável, familiar, com espírito de amizade e confraternização”, ressalta.

O clube Botafogo representa Bento Gonçalves nos diversos campeonatos masculino e feminino, em todas as categorias, engrandecendo assim a entidade e a cidade, nos diferentes municípios onde são realizados os torneios. “Acreditamos que é de suma importância e relevância destacar que o Bolão do clube Botafogo no seu plantel de atletas, não contempla apenas sócios do clube, mas sim, toda comunidade Bento Gonçalvense, já que, atualmente, somente nos mantemos essa modalidade de esporte no município, formando assim, uma seleção bento-gonçalvense de bolão”, expõe.

Por fim, fica um pedido a todos que se interessam em conhecer a categoria. “Quem tiver interesse em fazer parte dessa modalidade de esporte, basta dar uma chegada no departamento de bolão nos dias normais de treino, geralmente nas quartas e sextas-feiras”, finaliza Hoffmann.

Bolão X Bocha: qual a diferença?

Apesar do jogo no Brasil participar da mesma Federação organizadora, o bolão e a bocha são jogos completamente diferentes um do outro. A começar pela sua história, o bolão foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães enquanto a bocha é legado dos imigrantes italianos.
O jogo de bocha consiste em arremessar, bochas (bolas) de madeira ou de resina sintética, sobre uma cancha de terra batida ou sintética, o objetivo do jogo é acertar a bocha e é uma modalidade disputada nos jogos paralímpicos. No jogo de bolão, o objetivo do jogador é arremessar as bolas na pista de madeira e acertar o maior número possível de pinos, possuindo variações de estilo de jogadas. Ambos possuem uma particularidade em comum, são mais praticados no Sul e Sudeste do país.